Saúde Mental nas Empresas , o que o RH pode fazer

Sabia que o Brasil é o país mais ansioso do mundo? E não ocupamos esse lugar só agora, com a vinda da pandemia, estamos nessa posição desde 2017. Mas o que o RH tem a ver com isso e como ele pode contribuir para a saúde mental no trabalho?

A saúde mental dos colaboradores na quarentena é uma das preocupações mais importantes dos dias atuais. Afinal, há muitas mudanças acontecendo em um curto espaço de tempo, além de grandes incertezas sobre o futuro, tanto das organizações quanto da sociedade como um todo.

Nesse contexto, é válido ressaltar que toda empresa precisa tomar alguns cuidados para manter seus times bem, do ponto de vista psicológico, e o RH tem um papel essencial nesse sentido. É responsabilidade do setor acompanhar os colaboradores e promover um ambiente saudável, mesmo em meio a um cenário geral tão adverso.

Neste artigo, falaremos sobre a gestão de pessoas e a saúde mental dos colaboradores na quarentena, trazendo reflexões em relação ao que precisa ser monitorado e dando dicas de ações que geram efeitos bastante positivos em tempos de crises. Confira.

Consequências da baixa saúde mental dos colaboradores para a empresa

Ao passo que os efeitos de danos à saúde mental são sentidos pelos próprios funcionários, muitas vezes, eles também são determinantes no andamento de demandas. Isso porque em muitos casos as tarefas são distribuídas em equipes que dependem entre si.

  • Baixo rendimento da equipe
  • Taxa de turnover
  • Aumento do absenteísmo


Capacite a equipe para as mudanças

A pandemia da COVID-19 exigiu uma série de mudanças nas empresas. Há novas regras de higiene e de atendimento aos clientes para aquelas que continuam funcionando em ambiente físico e muitas equipes tiveram que ser transferidas para a modalidade home office. Isso traz transformações para a organização da rotina dos colaboradores, exigindo novas competências.

Essas mudanças, quando não são bem planejadas, podem ser um fator de prejuízo para a saúde mental. É aqui que o RH pode atuar como um grande parceiro dos funcionários, auxiliando-os a lidarem com as transformações da melhor forma possível.

Investir na capacitação do time é uma ótima forma de fazer isso. Identifique quais são as novas competências exigidas e marque treinamentos com os colaboradores para que eles as desenvolvam. Além disso, seja sempre transparente na comunicação das mudanças e dê tempo para o time se adaptar.

 

Quais as vantagens de implementar ações de promoção da saúde mental no trabalho?

As ações de promoção da saúde mental no trabalho podem prevenir o agravamento do adoecimento. O trabalho de prevenção pode ter um impacto fortíssimo e altamente benéfico para as pessoas envolvidas.

No geral, as vantagens podem ser relacionadas à melhoria do ambiente de trabalho, da percepção das pessoas em relação à organização, dos relacionamentos e em relação a si mesmo.

 

A Moema é referência em saúde e medicina do trabalho, com anos de experiência no ramo. É uma das maiores empresas no Brasil em serviços de Saúde e Segurança do Trabalho. Fale com os nossos consultores e conheça mais.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá como podemos ajudar
Fale conosco pelo WhatsApp