Montar um check list para implantação de um home office é essencial para gestores e colaboradores preocupados em manter a produtividade em casa.
Principalmente nesse período de isolamento social devido à pandemia de coronavírus, pequenas empresas precisam adotar ferramentas digitais que possibilitam o trabalho remoto para não sentir um impacto tão grande nos processos internos.
Para ajudar, preparamos um checklist completo para montar o seu kit home office. Há ferramentas úteis tanto para gestores quanto para colaboradores.
O que é uma lista de verificação para trabalho em casa?
Uma lista de verificação para trabalho em casa é uma ferramenta usada principalmente por empregadores para avaliar a segurança de um escritório doméstico e determinar a adequação dos funcionários para trabalhar em suas residências. Funcionários que trabalham em casa usam uma lista de verificação para trabalho em casa para avaliar pessoalmente seus ambientes de trabalho, identificar áreas de melhoria e implementar práticas de trabalho eficientes.
Home office não é para todos. Uma boa dica é que a empresa tenha um check list de itens que devem ser observados, a fim de saber se o perfil ‘X’ ou’Y’ se enquadra ou não na atividade. Geralmente profissionais de nível sênior em diante, possuem mais autonomia. Já os de nível júnior não são os mais recomendados, e ainda assim, isso não é regra definitiva, a maturidade do profissional é o que conta.
Garantir um bom ambiente é mandatório.
O ambiente escolhido para o home office deve ser livre de distrações, pois apesar da melhora na qualidade de vida, os filhos ou a família do colaborador não podem atrapalhar suas entregas.
Estabelecer regras consistentes para o trabalho remoto.
O que é de responsabilidade da empresa e o que está a cargo do colaborador? Quem deve providenciar o quê? Internet de alta velocidade, plano de contingência e equipamentos que garantam ergonomia são importantíssimos. Além de a empresa possuir, junto ao RH, setores jurídicos e até sindicatos, uma documentação que garanta o alinhamento das expectativas e responsabilidades; tais quais podem ir desde o seguro de vida do colaborador até os níveis de entrega ou custos necessários para a atividade
Garantir a comunicação audiovisual.
Ferramentas de mensagem instantânea online permitem um contato rápido com o colaborador e ainda auxiliam no controle de trabalho, uma vez que o seu gestor saberá se está ou não disponível. Além disso, manter o contato visual com o gerenciado garante alinhamento, motivação e engajamento.
Estabelecer um dress code pode ser mais importante do que se imagina. Quem é que gosta de esperar alguém passar maquiagem ou trocar de camisa quando solicita uma videoconferência?
Criar regras de mensuração.
O trabalho remoto tende a ser medido conforme a quantidade das entregas e dos resultados. Uma opção interessante na definição de métricas para acompanhar a produtividade, é fracionar as entregas.
Implementar práticas de vivência na companhia.
Trazer o profissional à sede da empresa de tempos em tempos, vai proporcionar a experiência da cultura organizacional e a integração com o grupo, além de assegurar que todos na companhia estejam no mesmo clima.
Criação de uma regra de promoção.
Promover um colaborador que atua em home office pode ser difícil, uma vez que certas posições demandam presença constante no ambiente de trabalho, e alguns profissionais carregam competências importantíssimas a cargos específicos, mas não abririam mão da qualidade em estar remoto. Pode ser a hora de a empresa avaliar as chamadas ‘carreiras em Y’. O caminho não-linear evita que, por falta de opção, especialistas migrem indevidamente para cargos de gestão, o que pode resultar no problema: perde-se um bom técnico e ganha-se um mal gestor.
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