Menu
Central de vendas: 4113-6784 - 4113-0394 - 5051-0658
Central de agendamento de exames: 5051-1083
Bem Estar

Você trabalha sentado? Então acompanhe estas 8 dicas valiosas para seu bem-estar!

Muitos empresários, advogados, jornalistas, médicos e demais profissionais possuem grandes responsabilidades, e atuar dentro de um escritório ou de uma clínica é parte do desenvolvimento de trabalho de muitos!

A mesa de trabalho junto a um computador, são ferramentas usuais cotidianas. Não é difícil que o empreendedor passe longas horas sentado, seja inserindo informações importantes sobre o seu negócio, ou com outro tipo de trabalho relacionado a sua profissão.

Muitas vezes, pouco se pensa sobre a questão da importância da qualidade de vida no trabalho. É fato que passamos mais tempo desenvolvendo nossos negócios, do que relaxando ou fazendo atividades físicas. E para quem passa muito tempo sentado, é importantíssimo conhecer algumas dicas que se tornam valiosíssimas para a produtividade, bem-estar e saúde!

Afinal, sem saúde ninguém consegue trabalhar e lograr êxito nos negócios!

Importante saber…

Passar muito tempo sentado prejudica demasiadamente o organismo, isso porque nosso corpo foi feito para se movimentar. Não é à toa que com o passar dos dias, a coluna acaba sofrendo, surgem dores nas articulações, sintomas como dormências aparecem… Isso ocorre devido a uma má circulação sanguínea, e porque o corpo fica muito tempo em uma mesma posição, muitas vezes em cadeiras não indicadas ou desconfortáveis.

E como ter mais saúde nesse sentido?

1ª dica valiosa para quem trabalha sentado

Aproveite alguns momentos para se levantar, esticar a coluna, braços e pernas. Um bom momento para se fazer isso, é quando você recebe telefonemas ou conversa com algum funcionário.

2ª dica valiosa para quem trabalha sentado

É preciso frisar a importância de levantar a cada uma hora em que estiver sentado. Caminhe pela sala, vá ao banheiro, tome uma xícara de café e espaireça pelo menos por 3 minutinhos, isso irá beneficiá-lo não somente na questão da postura e do corpo, mas também otimizará os processos mentais com outras situações.

3ª dica valiosa para quem trabalha sentado

Procure comprar uma cadeira ergonomicamente confortável, preferencialmente uma que seja ortopédica. Elas custam mais , porém, compensa, já que dará conforto e suavizará os impactos sentidos pelo corpo de tanto que você fica sentado. Se preferir, pode também comprar acolchoados ou almofadas para pôr no assento, além de um encosto para deixar as costas melhor apoiadas.

4ª dica valiosa para quem trabalha sentado

Aprenda a sentar-se adequadamente. Observe se nesse momento você não está posicionado de maneira inapropriada. Sua posição na cadeira deve ser equilibrada, ou seja, suas costas devem estar rentes e bem acomodadas no encosto da cadeira.

5ª dica valiosa para quem trabalha sentado

Seus pés precisam estar bem posicionados junto ao chão, porém,  caso essa posição comece a incomodar, você pode fazer um alongamento e caminhar um pouco. Além disso, poderá ter um apoio portátil para maior acomodação dos pés.

6ª dica valiosa para quem trabalha sentado

Para evitar que surjam varizes é indicado posicionar as pernas em um ângulo de 90 graus, dessa forma o sangue circula com mais equilíbrio.

moema2

7ª dica valiosa para quem trabalha sentado

Mantenha os cotovelos apoiados sempre que possível, e se puder ter auxílio desse apoio na hora da digitação, intercalando sempre que necessário com posições confortáveis, também é uma boa ação para ter uma melhor postura e causar menos prejuízos à saúde.

8ª dica valiosa para quem trabalha sentado

Você também pode e até deve fazer exercícios para alongar melhor o corpo e elevar a condição da sua saúde, mesmo estando sentado na cadeira do escritório.

  • Exemplo: Alongue-se tentando tocar as pontas dos dedos dos pés, mesmo estando sentado.
  • Movimente as panturrilhas, esticando-as, como se fosse ficar na ponta dos pés.
  • Mantendo a coluna ereta, movimente o pescoço para a direita e para a esquerda. Mexa-o com cuidado e sensibilidade, essa é uma parte importante do corpo.

Além disso, você também pode contar com o apoio da Yoga e até com a acupuntura para processos inflamatórios e dores em diversos locais do corpo.

O importante é se manter saudável! Aproveite as lições e coloque tudo em prática. O importante é viver bem!

E lembre-se: você trabalha para viver, e o inverso, neste caso, não é minimamente aceitável.

Sua saúde em primeiro lugar!

Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *