O contador é essencial para a maioria das empresas. Com exceção do microempreendedor individual (MEI) – que deve ter o auxílio de uma contabilidade, mas não é obrigado – todas precisam de uma consultoria contábil mensal para deixar os negócios em ordem perante a Receita Federal e o Fisco.
Atualmente, o contador não é somente visto como um profissional da área de tributos, mas sim como um alguém que se preocupa em transformar as demonstrações financeiras em dados claros, que ilustrem de forma objetiva e transparente o cenário da empresa do cliente.
Através disso, o contador busca cada vez mais parcerias para que possa ajudar o seu cliente de uma maneira mais completa e assertiva.
Se você é contador (ou é empresário e está em busca de um), continue lendo este artigo para saber mais sobre essa atividade.
Contador parceiro de empresa de segurança e medicina do trabalho
Um contador que faz parcerias, com outras empresas com o objetivo de oferecer serviços mais especializados, ganha notoriedade e agrega cada dia mais valor ao negócio.
Em geral, os escritórios contábeis não são especialistas nos assuntos relacionados à segurança e medicina do trabalho. No entanto, podem contribuir com os clientes oferecendo orientação básica sobre os temas. Para isso, estabelecem parcerias com grupos que têm o conhecimento para prestar atendimento técnico especializado.
Como as empresas que não mantêm internamente um departamento de recursos humanos quase sempre procuram a contabilidade para obter informações sobre como seguir às exigências trabalhistas, é cada vez mais comum o número de contadores que buscam essas parcerias.
Para que parceria dê certo, entretanto, é preciso que ambas as partes dominem os conhecimentos técnicos e possuam experiência nas suas áreas, além do bom relacionamento que deve ser mantido entre elas.
Diferença entre Segurança do trabalho e medicina do trabalho
- Segurança do Trabalho: tem como objetivo prevenir acidentes dentro do ambiente de trabalho através de normas técnicas estabelecidas por lei, garantindo assim, a integridade física dos funcionários.
- Medicina do Trabalho: deve prevenir, diagnosticar e dar o devido tratamento a doenças que foram ocasionadas dentro do ambiente de trabalho. Deve, ainda, zelar pela saúde física, mental e social do funcionário para que ele esteja saudável e apto a realizar todas as suas atividades.
A segurança e medicina do trabalho são essenciais para o bom desenvolvimento de uma empresa, uma vez que funcionários seguros e aptos têm maior produtividade.
Para isso, a empresa deve tomar algumas precauções, como:
- Sempre manter os exames médicos dos funcionários atualizados, para evitar futuras multas;
- A atualização dos exames, garante melhores condições de trabalho e uma vida mais saudável aos trabalhadores;
- Fornecer condições básicas de trabalho, tais como iluminação adequada, cadeiras ergonômicas, banheiros limpos, ar condicionado na temperatura correta, entre outras;
- Disponibilizar informações e recursos aos funcionários em relação a segurança e medicina do trabalho, com palestras e conversas.
Se você ainda não tem parcerias em seu escritório de contabilidade para agregar mais valor ao negócio do cliente, que tal começar agora mesmo? Venha falar com a gente!