Menu
Central de vendas: 4113-6784 - 4113-0394 - 5051-0658
Central de agendamento de exames: 5051-1083
Empresas Associadas
Saude Mental Nas Empresas Doenca Das Organizacoes - Medicina E Segurança Do Trabalho | Moema Assessoria

Saúde mental nas empresas – Saiba o motivo de as organizações estarem ficando mais doentes!

Entenda mais sobre a saúde mental nas empresas e o que fazer para reverter essa situação para melhor?

No mundo de hoje, tudo é voltado para o resultado, tanto que a automação dos recursos de empreendimentos é uma ação cada vez mais comum, pois reduz o número de falhas e eleva a produtividade, afinal, por ser uma máquina, a necessidade de pausas ou folgas semanais inexiste.

Sendo assim, é comum ver que os trabalhadores se encontram em uma posição delicada, no qual eles precisam lidar com o contexto do trabalho e o pessoal e, inclusive, havendo a necessidade de lidar com problemas que extrapolam essa barreira do profissional, como complicações no âmbito da saúde que podem comprometer o rendimento na empresa.

Apesar de parecer um caso singular e raro, não é essa a realidade que os números demonstram. Em 2017, a OMS (Organização Mundial da Saúde) dedicou o tema do Dia Mundial da Saúde Mental para o ambiente de trabalho, e motivos não faltam: pesquisas feitas por esse órgão demonstram que mais de 300 milhões de indivíduos no mundo sofrem com a depressão, 260 milhões com a ansiedade e muitas delas têm que lidar com ambas, se tornando fatores responsáveis até por afastamentos.

Mas, para reverter essa situação, e visando melhorar a vida dos seus colaboradores que tanto contribuem para o seu futuro e o de seu negócio, que viemos propor uma conversa sobre a saúde mental nas empresas e como detectar suas causas para poder fazer algo efetivo não para os profissionais, mas acima de tudo, para os seres humanos que te ajudaram e ajudam a cumprir seus objetivos.

E então, vamos lá? Boa leitura!

Confira Nossos Serviços 1 - Medicina e Segurança do Trabalho | Moema Assessoria

O que é a saúde mental nas empresas?

Para definir isso, primeiro deve-se ter noção do que é o conceito de saúde mental. Ela diz respeito sobre o andamento da qualidade de vida dos âmbitos cognitivos e emocionais de uma pessoa, levando em conta, inclusive, a existência de doença mental ou não.

Então, a saúde mental nas empresas são atividades realizadas no ambiente de trabalho que impactam nesse aspecto da vida do indivíduo e, também, práticas para que o convívio e os serviços prestados em si não comprometam o bem-estar psicológico do trabalhador.

Quais são os principais motivos que comprometem a saúde mental nas empresas?

Como cada pessoa é única e os motivos podem variar, não existe uma limitação para as causas que prejudicam o bem-estar do indivíduo. Porém, aspectos alarmantes e que são os mais recorrentes em casos de falha na saúde mental nas empresas podem ser facilmente mencionados.

Trabalho excessivo

O trabalho em demasia e com pouco tempo para repouso é um fator latente entre os funcionários. Não importa o motivo, seja por demanda do empregador ou objetivos pessoais, exercer atividade que exceda muito a carga horária normal pode trazer consequências ruins para a saúde da pessoa.

Ambiente de trabalho insalubre

E nem sempre isso quer dizer sobre a higiene do local, mas, sim, sobre o que dizemos de “clima” do ambiente. Se as relações interpessoais entre os colaboradores em si, e entre eles e o empregador não forem, no mínimo, claras e respeitosas, o indivíduo que se insere nesse meio é capaz de ter sua saúde mental comprometida, ainda mais se essa situação persistir por um longo tempo.

Assédio 

E aqui podemos abordar dois tipos: o assédio moral e o sexual. Ambas inegavelmente repudiadas pelos seus efeitos negativos em suas vítimas, geralmente são potencializadas pelas hierarquias existentes nas empresas.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e nos diga sua opinião! E se possui alguma dúvida, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *