Menu
Central de vendas: 4113-6784 - 4113-0394 - 5051-0658
Central de agendamento de exames: 5051-1083
Empresas Associadas
Home Office

QUAL MOBILIÁRIO É PERFEITO PARA O HOME OFFICE

QUAL MOBILIÁRIO É PERFEITO PARA O HOME OFFICE

Atualmente, home office ou teletrabalho é um dos grandes temas quando o assunto é trabalho e produtividade.

Com a reforma trabalhista (Lei n° 13.467/2017), o home office foi finalmente regulamentado no Brasil.

Antes da reforma, o teletrabalho já era aplicado em determinadas situações por algumas empresas, mas ainda não era abordado expressamente pela CLT (Decreto-lei n° 5452/1943) ou outra regulamentação legal.

Com as novas regras, as empresas precisam se adaptar para garantir o atendimento aos dispositivos legais e evitar problemas com fiscalizações ou reclamações trabalhistas.

Um dos pontos principais é a ergonomia. Cabe ao empregador verificar se o mobiliário utilizado pelo empregado no home office é adequado às funções que ele deverá desempenhar para a empresa.

É preciso estar atento a apoios de pés, mãos/pulsos, costas e pescoço, altura de mesas e cadeiras, distanciamento de computadores, suportes para notebooks e outros. Dica: verifique o que estipula a NR 17, será bem mais fácil acertar no cumprimento das recomendações para o ambiente laboral.

Outras questões que precisam ser verificadas também são a iluminação do ambiente onde o funcionário trabalhará, bem como se este local é adequadamente ventilado.

Importante também orientar os funcionários para que façam alongamentos, exercícios adequados às funções que desempenham, e pausas para descanso ao longo do horário de expediente.

Os equipamentos a serem usados pelos empregados também são de responsabilidade do empregador, e devem ser fornecidos de maneira adequada à realização das atividades solicitadas ao funcionário. Isto inclui computadores, acessórios, periféricos etc.

Também deve ser levado em conta pela empresa todo o aparato necessário para que os equipamentos funcionem, como energia elétrica, Internet, eventuais softwares etc. Isso precisa ser providenciado de forma adequada ao desempenho das funções requisitadas ao empregado, e é recomendado que tudo seja registrado em aditivo contratual referente ao período de home office.

Tenha uma boa assessoria. Após a quarentena, seus colaboradores retornarão para a empresa. Neste momento delicado, o papel da empresa será fundamental para minimizar a propagação do vírus por este motivo, a MOEMA ASSESSORIA desenvolveu uma nova linha de serviços em caráter emergencial, em virtude da pandemia do COVID-19 com soluções que podem ajudar sua empresa nessa nova modalidade.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *