Menu
Central de vendas: 4113-6784 - 4113-0394 - 5051-0658
Central de agendamento de exames: 5051-1083
Segurança E Medicina No Trabalho

Qual a Importância da Segurança e Medicina no Trabalho para sua empresa?

Investir em segurança e medicina no trabalho não pode ser visto pelas empresas somente como um simples custo de adequação à legislação. De fato, a segurança e medicina do trabalho gera uma influência direta na produtividade da empresa, que é um dos quesitos essenciais para o sucesso de um negócio.

Para que os seus colaboradores produzam bem, é necessário que trabalhem de forma confortável e se sintam satisfeitos no ambiente onde realizam suas tarefas. Quando seus funcionários estão insatisfeitos, não são capazes de realizar suas atividades com excelência.

Além disso, se estão frequentemente doentes, absortos ou chegam sempre atrasados ao trabalho, a queda na produtividade traz consequências muito ruins para o seu empreendimento.

Este artigo é especialmente para você que deseja entender a importância da segurança e medicina no trabalho!

Fatores que contribuem para o baixo rendimento do trabalhador

Algumas pesquisas já apontaram que barulhos, iluminação de baixa qualidade e insalubridade colaboram diretamente para um rendimento baixo. Além disso, no Brasil e em todo o mundo, acidentes de trabalho e o estresse são dois dos maiores motivos de afastamento.

Ausências que são inesperadas, não importando se é de curta ou longa duração, acabam perturbando o ritmo de produção, causando sérios impactos. O pior é que isso não danifica apenas os que estão doentes, já que os parceiros da organização que forem chamados para assumir o serviço do colaborador ausente, podem acabar ficando sobrecarregados.

Dessa forma, além de acabarem fazendo suas tarefas com uma eficiência menor, esses funcionários podem acabar faltando posteriormente, por causa do estresse que vai surgir pela sobrecarga de atividades, criando um círculo vicioso de funcionários que ficam afastados na sua organização.

Investir em segurança e medicina no trabalho, é um investimento com retorno garantido

Implantar uma política de segurança e medicina no trabalho é essencial para prevenir as faltas inesperadas que afetam gravemente a produtividade.

Desde que foram colocadas diversas regras na legislação sobre o assunto, as empresas vêm tentando se encaixar, porém é necessário fazer mais do que a sua obrigação.

Existem várias medidas técnicas, psicológicas e médicas para precaver acidentes e aprimorar a qualidade de vida dos colaboradores, aumentando de forma considerável seu rendimento, mas o passo básico é modificar a mentalidade dos gestores do seu empreendimento. É necessário divulgar que investir no bem-estar de seus colaboradores é investir na própria organização.

Exemplos práticos da relação entre segurança e produtividade

Um ótimo exemplo de como a segurança e medicina no trabalho podem estimular sua produtividade é dividir a sua linha de produção em turnos de funcionários. Essa medida de segurança, assim, de primeira, pode aparentar um custo extra completamente desnecessário. Porém, as inúmeras horas de plantões e trabalhos sem limites ou sem intervalos de repouso comprometem comprovadamente a produtividade dos seus colaboradores.

Também podemos falar ainda da Lesão por Esforço Repetitivo (LER) como consequência de vários afastamentos que podem ser evitados com a medida certa.

Ter consciência para precaver esse tipo de doença traz um retorno extremamente positivo para a empresa, além de trazer uma melhora bem positiva na sua relação com os seus funcionários, que vão sentir que a empresa está preocupada com seu bem-estar.

Por isso é muito importante que sua empresa possua uma estratégia global bem formada de segurança e medicina no trabalho. Isso gera maior produtividade, menos faltas e colaboradores mais comprometidos, e esses são somente alguns dos benefícios básicos da política de segurança e medicina no trabalho.

É preciso lembrar também que, como essa estratégia é algo que traz resultados por um longo prazo, é necessário começar a implementá-la o quanto antes.

Conseguiu entender a importância da segurança e medicina no trabalho para sua empresa? Se ainda tiver alguma dúvida, é só entrar em contato conosco! É sempre um prazer falar com você!

Este poste têm 2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *