Menu
Central de vendas: 4113-6784 - 4113-0394 - 5051-0658
Central de agendamento de exames: 5051-1083
Qual é A Importância Da Cipa (1) - Medicina E Segurança Do Trabalho | Moema Assessoria

Qual é a importância da CIPA?

Manter os trabalhadores em segurança é um dever das empresas e deve ser tratado como prioridade. Para que isso aconteça, é fundamental investir em ações e respeitar as normas que estabelecem medidas para evitar acidentes e doenças ocupacionais. 

Com esse objetivo de garantir a saúde e segurança dos colaboradores, o extinto Ministério do Trabalho criou a  Norma Regulamentadora 5 – que trata sobre a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), suas funções e responsabilidades. 

Se você quer entender melhor o que é a CIPA, quais são as suas atribuições e relevância, continue lendo este artigo! 

Entenda o que é CIPA e quais são os seus objetivos

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), que foi criada em 1944, no Governo Getúlio Vargas, é um importante marco para a segurança do trabalho no Brasil. Como já foi dito no início do texto, a NR 5 é a responsável por determinar como grupo deve ser composto, eleito, e quais são as suas responsabilidades. 

A comissão é formada por representantes do empregador e representantes dos empregados. A seleção dos trabalhadores participantes da CIPA será feita por meio de eleição secreta realizada entre as pessoas interessadas. 

De acordo com o texto da norma, a CIPA foi criada para promover a:

“prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar permanentemente compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador”.

Saiba quais são as suas atribuições 

Agora que já compreendemos do que se trata a CIPA, bem como os seus objetivos, talvez você esteja se perguntando quais são as responsabilidades do grupo, certo? Confira, a seguir, as principais delas. 

Organização da SIPAT 

A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) é um evento que, como o nome indica, visa conscientizar e orientar os colaboradores para a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. Essa é uma das responsabilidades da CIPA. Vale lembrar que a SIPAT é obrigatória em todas as empresas do país. 

Confira Nossos Serviços - Medicina e Segurança do Trabalho | Moema Assessoria

Prevenção a acidentes 

Nos ambientes em que há o uso de Equipamentos Individuais, como na construção civil, indústria e limpeza, é função da CIPA fiscalizar o seu uso. Além disso, a comissão deve analisar se o ambiente de trabalho está de acordo com as normas estabelecidas pela legislação, sempre pensando em prevenir acidentes. A iluminação, o estado dos maquinários e móveis, por exemplo, devem ser averiguados por membros da comissão. 

Além disso, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes deve:

  • promover cursos e campanhas para prevenção de acidentes e doenças;
  • incentivar o cumprimento das Normas Regulamentadoras;
  • elaborar o mapa de riscos e realizar planos para reduzi-los. 

A CIPA é fundamental para melhorar a segurança e prevenir acidentes dentro das empresas. Investir no respeito aos pontos estabelecidos pela legislação é importante para evitar o pagamento de multas, promover a segurança dos colaboradores e, também, uma economia financeira. 

Ainda tem dúvidas sobre a CIPA? Se a resposta for sim, entre em contato conosco para que possamos ajudar!

Summary
Qual é a importância da CIPA?
Article Name
Qual é a importância da CIPA?
Description
Manter os trabalhadores em segurança é um dever das empresas e deve ser tratado como prioridade. Para que isso aconteça, é fundamental investir em ações e respeitar as normas que estabelecem medidas para evitar acidentes e doenças ocupacionais.  Com esse objetivo de garantir a saúde e segurança dos colaboradores, o extinto Ministério do Trabalho criou a  Norma Regulamentadora 5 - que trata sobre a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), suas funções e responsabilidades.  Se você quer entender melhor o que é a CIPA, quais são as suas atribuições e relevância, continue lendo este artigo! 
Author
Publisher Name
Moema
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *