Menu
Central de vendas: 4113-6784 - 4113-0394 - 5051-0658
Central de agendamento de exames: 5051-1083
Empresas Associadas
O Que E O Pcmat E Como Ele Pode Ser Util Para A Minha Empresa - Medicina E Segurança Do Trabalho | Moema Assessoria

PCMAT – Técnicas para construir segurança!

Entenda o que é o PCMAT e como sua indústria de construção pode se tornar muito mais segura com essas práticas!

A segurança vem sempre em primeiro lugar, esse é um ensinamento que permeia a humanidade, mas como garantir que ele seja aplicado no seu dia a dia?

De fato, em meio a uma obra, os perigos são os mais diversos, tanto para os que frequentam a área, por correr risco de vida, quanto para você, que será responsável caso algum incidente aconteça com alguém.

Por isso, é imprescindível ter certeza de que o zelo pela segurança sempre está em conformidade com as exigências governamentais, pois, a partir da congruência com essas normas, a vida será preservada de possíveis reveses que venham acometer os trabalhadores.

Sendo assim, vamos falar sobre o PCMAT e qual a relevância dele para a sua indústria de construção manter-se dentro da lei e, além disso, preservar os indivíduos sob sua liderança.

E então, vamos lá? Boa leitura!

Confira Nossos Serviços 1 - Medicina e Segurança do Trabalho | Moema Assessoria

O que é o PCMAT?

Primeiramente, a sigla PCMAT significa Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção, sendo que sua regulamentação deu-se pela NR 18 (Norma Regulamentadora).

Então, o PCMAT foi criado para, a partir da dedução dos acidentes que podem acontecer em meio a uma obra, implementar regras e medidas de segurança necessárias para promover o bem-estar e a preservação das vidas que circulam pelo local das obras.

Quais empresas precisam adotar o PCMAT?

Visto o que foi dito sobre o PCMAT, provavelmente surgiu a dúvida se sua obra é obrigada a elaborar esse documento, certo?

Sendo assim, se suas atividades envolvem um número igual ou superior a 20 trabalhadores, esse documento deve ser elaborado e, caso contrário, o PPRA (atual PGR) será aplicado para trabalhos que tenham 19 funcionários ou menos.

Sim, ambos são obrigatórios.

Por que adotar a prática constante do PCMAT pode ajudar a sua empresa?

Bom, ao trabalhar na área de construção, você sabe que os riscos são inúmeros e, dessa forma, a prevenção é algo que não pode ser deixado de lado sob nenhuma circunstância – afinal, todos os trabalhadores da obra estão sob sua proteção!

Sendo assim, o PCMAT é a via correta para aplicar as medidas necessárias para garantir que seus funcionários sempre voltem para casa no final de todos os dias, além de se salvaguardar igualmente.

Sabemos como esses procedimentos não são simples…

Então, depois de vermos o que é PCMAT e a importância dele em sua indústria de construção, você pode compreender melhor a relevância de possuir um estabelecimento totalmente dentro dos padrões estabelecidos, não é mesmo?

Mas, como se pode ver, fazer o PCMAT não é simples, pois é um documento aprofundado, inclusive, sendo mais complexo que o antigo PPRA, e elaborá-lo é uma tarefa que exige muito de uma pessoa só.

Sendo assim, podemos te ajudar com essa tarefa! A Moema é especialista em segurança e medicina do trabalho, e somos capazes de promover a segurança que você e seus funcionários merecem para, dessa forma, realizarem as atividades laborais com tranquilidade, sabendo que tudo está dentro de padrões de proteção à vida.

Entre em contato conosco e descubra que a segurança vem sim em primeiro lugar, e você pode alcançá-la mais fácil do que imagina!

Summary
O que é o PCMAT e como ele pode ser útil para a minha empresa?
Article Name
O que é o PCMAT e como ele pode ser útil para a minha empresa?
Description
Leia nosso artigo e entenda o que é o PCMAT e como sua indústria de construção pode se tornar muito mais segura com essas práticas!
Author
Publisher Name
Moema
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *