Menu
Central de vendas: 4113-6784 - 4113-0394 - 5051-0658
Central de agendamento de exames: 5051-1083
O Que é Laudo Ergonômico - Medicina E Segurança Do Trabalho | Moema Assessoria

O que é laudo ergonômico?

Quem decide empreender precisa lidar assim, com uma série de questões para manter dessa forma, a empresa em dia com todas as suas obrigações, e isso inclui assim, a segurança do trabalho. Além de ser fundamental para que o negócio esteja funcionando de forma regular, respeitar as regras de segurança do trabalho é muito importante para preservar a vida e o bem-estar dos colaboradores.

Por isso, neste artigo, vamos explicar então, o que é laudo ergonômico, qual é a sua importância e finalidade. 

Vamos lá? 

Boa leitura! 

Saiba o que é laudo ergonômico

O laudo ergonômico é um documento indicado para todas as empresas em que os funcionários realizem atividades que os façam ficar expostos a riscos de qualquer natureza. 

Ele é expedido para a certificação das condições ergonômicas, ou seja, que determinado ambiente utilizado pelos colaboradores está equipado e tem dessa forma, rotinas adequadas para prevenção de acidentes e doenças de trabalho. 

Existem três tipos de laudo ergonômico: 

  • laudo ergonômico do objeto; 
  • laudo ergonômico do posto de trabalho; 
  • laudo ergonômico funcional.

O laudo deve ser feito por especialistas que estejam aptos a identificar os riscos de todos os ambientes acessados pelos colaboradores. É necessário então, que a avaliação verifique os riscos apresentados na NR 17. Ele também pode ser solicitado por um juiz, por exemplo, sendo preciso assim,  levantar os dados do empreendimento ou dos pontos questionados por ele. 

Veja as diferenças entre laudo ergonômico e análise ergonômica do trabalho 

É comum que se confunda laudo ergonômico e análise ergonômica do trabalho, mas se tratam de itens distintos. 

A principal diferença entre eles é que o laudo, como vimos, se trata de um documento, já a análise ergonômica do trabalho é um procedimento técnico, que envolve assim, o estudo dos processos realizados na empresa, criação de medidas ergonômicas para adequar então, o ambiente, criação de grupos para fazer desse modo, o controle e identificação de novos riscos, entre outras atribuições

Confira Nossos Serviços - Medicina e Segurança do Trabalho | Moema Assessoria

Entenda os benefícios do laudo ergonômico 

Reduzir os riscos nas atividades executadas pelos trabalhadores representa benefícios para as empresas:

  • favorece a produtividade;
  • reduz os riscos de multas e sanções por parte dos órgãos fiscalizadores;
  • ambiente de trabalho mais humano;
  • melhora a retenção de talentos; entre outras vantagens.

Nenhum funcionário consegue ter um desempenho acima da média em um ambiente que não está adequado para a execução da sua atividade. 

Desse modo, a segurança do trabalho deve ser uma prioridade dentro de todas as empresas. Prevenir riscos ergonômicos é fundamental para evitar problemas com a fiscalização, mas, principalmente, deve ser considerado para manter a saúde dos colaboradores durante a execução das tarefas. 

Em muitos casos, atitudes simples e que exigem baixo investimento podem ser decisivas para evitar consequências mais graves, como acidentes de trabalho. 

Conseguiu compreender o que é um laudo ergonômico e qual a sua relevância para as empresas? Se adequar às normas de segurança do trabalho é muito importante para manter a empresa regulamentada, gerar economia a longo prazo e melhorar o bem-estar dos colaboradores. Por isso, vale a pena realizar o investimento para manter a empresa em dia com essas obrigações. 

Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa empresa! 

Summary
O que é laudo ergonômico?
Article Name
O que é laudo ergonômico?
Description
Disponibilizamos um artigo especialmente para que você entenda o que é, para que serve e como funciona o laudo ergonômico.
Author
Publisher Name
Moema
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *