Menu
Central de vendas: 4113-6784 - 4113-0394 - 5051-0658
Central de agendamento de exames: 5051-1083
Ergonomia Dentro Das Empresas

O que é ergonomia?

É assustador, mas milhares de trabalhadores no mundo inteiro morrem de acidentes relacionados ao ambiente de trabalho. As enfermidades provenientes do ambiente laboral também têm ceifado milhares de outros. Por isso, é extremamente importante agir sobre a ergonomia dentro das empresas.

As doenças ocasionadas por fatores de riscos ergonômicos correspondem a um elevado índice de afastamentos por doenças do trabalho, segundo dados do Ministério da Previdência Social. Neste artigo iremos falar sobre o que é ergonomia e sua importância dentro do ambiente de trabalho. Confira!

Ergonomia – o que é?

A ergonomia é uma disciplina científica que está relacionada à maneira como ocorre a interação do indivíduo e outros sistemas ou elementos, e à aplicação de dados, princípios, teorias e técnicas a projetos com o objetivo de otimizar o desempenho global do sistema e o bem estar humano.

Dessa forma, a ergonomia contribui na qualidade de vida e bem estar dos colaboradores de sua empresa e esta questão deve ser vista com atenção tanto pelos gestores quanto colaboradores. É muito comum ver pessoas com má postura utilizando equipamentos não adequados ou não ajustados de forma correta. Isto causa males para a saúde e improdutividade no trabalho.

A ergonomia visa melhorar as condições de vida do ser humano principalmente em relação aos equipamentos e ferramentas de trabalho que ele utiliza rotineiramente e que estão em contato direto com o corpo. Ela também é vista como um método de prevenção de possíveis acidentes.

As normas ergonômicas

A NR17 é a norma regulamentadora firmada pelo Ministério do Trabalho que trata a ergonomia dentro do ambiente empresarial. Assim, ela é uma exigência que deve ser levada em consideração. Isso envolve a empresa se preocupar com o posicionamento dos equipamentos, a escolha da mobília correta e tudo mais que possa garantir uma melhor postura corporal ao colaborador.

Detalhes como assentos confortáveis, altura das cadeiras e bancadas, característica da superfície, espaços das mesas, tipos de cadeiras, dentre outros, fazem parte da adequação do posto de trabalho para a função que o trabalhador irá exercer. Outras ações como fazer pequenos intervalos e ginástica laboral também são viáveis para este fim.

Importância da ergonomia

As condições gerais de trabalho, nas quais o colaborador é exposto, considerando o nível de ruídos, iluminação e temperatura são outros fatores que afetam a saúde dos funcionários de uma empresa e que também estão relacionados à ergonomia nas empresas.

Neste caso, a ergonomia assume um importante papel que é o de tornar mais eficiente os procedimentos de regulação e de controle das condições adequadas de trabalho. Atualmente, quando o empreendedor decide investir em ergonomia ele está promovendo melhores condições para que a execução das atividades tenha ótimo desenvolvimento.

Tudo isto contribui com o fortalecimento da marca e com a melhora na saúde e segurança dos colaboradores. Diversos outros benefícios podem ser citados quando há investimento em questões ergonômicas dentro de sua organização, como:

  • Melhora da postura corporal.
  • Redução das lesões por esforços repetitivos.
  • Diminuição dos índices de afastamentos por questões médicas e gastos com remédios.
  • Previne doenças ocupacionais.
  • Reduz o sedentarismo, fadiga e estresse do funcionário.
  • Aumenta a produtividade e consequentemente a rentabilidade no trabalho.
  • Diminui o desconforto e cansaço excessivo.

Sendo assim, a ergonomia aplicada na empresa promove um ambiente favorável e agradável à jornada laboral dos colaboradores. É fato que quando um trabalhador se encontra saudável, motivado e produtivo isto gera diretamente grande impacto no faturamento dos negócios.

Portanto, agora que você sabe mais sobre o que é ergonomia e sua importância dentro do ambiente de trabalho busque oferecer uma melhor estrutura para o desenvolvimento de suas funções e de seus colaboradores. Pois, como você pode notar, esta questão beneficia a todos.

E então? Qual sua opinião sobre a ergonomia no ambiente de trabalho?

Deixe seu comentário!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *