Menu
Central de vendas: 4113-6784 - 4113-0394 - 5051-0658
Central de agendamento de exames: 5051-1083
Audiometria Ocupacional

O que é Audiometria Ocupacional?

Somos uma Empresa Especializada em Segurança e Medicina do Trabalho e hoje falaremos sobre Audiometria Ocupacional.

Alguma vez você já parou para pensar em como os barulhos no ambiente de trabalho podem prejudicar seus funcionários? Sim, isso mesmo! A audição sempre está exposta de maneira real e perigosa, e isso pode resultar em significativos problemas com perda de audição.

Mas, calma, existe uma maneira de você evitar isso. Já ouviu falar em audiometria ocupacional? Pois é exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo!

Como funciona a audiometria ocupacional?

A audiometria ocupacional é um exame indolor e bem rápido e está prevista pelas leis trabalhistas, de acordo com a NR-7.

Para que sua efetivação seja favorável e haja a possibilidade total de sucesso, é recomendado que o colaborador não use fones de ouvido por, no mínimo 14 horas, pois existe uma grande necessidade de um repouso auditivo, fazendo com que as respostas no exame sejam adequadas.

Esse é um exame que precisa ser feito nas seguintes ocasiões:

  • Na admissão do funcionário;
  • Seis meses após sua contratação;
  • Anualmente;
  • Na demissão.

No caso de algum problema ser encontrado, é de responsabilidade de a empresa adotar medidas de modo a evitar que o quadro se agrave e, claro, se isso acontecer, a empresa poderá sofrer consequências legais, por isso a prevenção é a melhor maneira de se evitar este tipo de problema.

Nesse sentido é que se torna importante realizar sempre o exame de audiometria ocupacional nos colaboradores de sua empresa.

Todo exame de audiometria ocupacional deve ser feito por profissionais que sejam legalmente habilitados.

O quanto é importante fazer esse exame com frequência?

Quando foi a última vez que sua empresa procurou fazer um exame auditivo nos funcionários e verificar como anda a audição deles?

É recomendada a realização de um exame de audiometria, ao menos uma vez por ano.

Ficar atento a audição de sua equipe pode evitar sérios problemas, inclusive de produtividade, e caso seja diagnosticado algum tipo de perda auditiva, o colaborador poderá ser tratado rapidamente, para que assim se consiga evitar a perda total de sua audição.

Você sabia que em muitos casos, senão em 100%, os trabalhadores que tiveram perda auditiva, foram indenizados pela empresa? Portanto, para evitar tal prejuízo, atue preventivamente e corretivamente com os exames requeridos para manter sua empresa segura e longe de problemas com a justiça trabalhista.

Quais os cuidados que devem ser tomados para realizar a audiometria ocupacional em seus colaboradores?

Como já vimos, a audiometria ocupacional tem como finalidade a análise de como está a situação da audição dos trabalhadores de sua empresa que ficam expostos a ruídos no ambiente de trabalho.

Existem alguns cuidados especiais que precisam ser tomados no momento da realização da audiometria ocupacional, para que sejam obtidos dados realmente confiáveis da audição do trabalhador, tais como:

  • Audiômetro certificado e calibrado conforme a Norma ISO 8.253-1;
  • Cabine audiométrica ou ambiente acusticamente tratado de acordo com os limites aceitos pela Norma ISO 8.253-1;
  • Exame feito apenas por um médico ou fonoaudiólogo, que são os profissionais habilitados legalmente;
  • Acompanhamento sequencial obrigatório dos exames de audiometria ocupacional durante todo o período da vida laboral do funcionário na empresa;
  • Interpretação do resultado da audiometria ocupacional conforme os normativos vigentes.

O resultado do exame é o que vai fazer com que a empresa tome medidas preventivas e que possa promover a saúde auditiva do empregado, tendo a finalidade de se evitar qualquer agravamento e o surgimento de problemas.

Se você tiver dúvidas sobre este assunto ou outros assuntos referentes questões ocupacionais, entre em contato conosco. Nossos profissionais são 100% capacitados para sanar suas dúvidas e ajudá-lo naquilo que você e sua empresa precisarem em relação a Segurança e Medicina do Trabalho.

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *