Menu
Central de vendas: 4113-6784 - 4113-0394 - 5051-0658
Central de agendamento de exames: 5051-1083
Medicina Do Trabalho

Medicina do Trabalho – conheça e cuide dos seus funcionários!

Assim como existe a segurança do trabalho, existe a medicina do trabalho. Você, empreendedor, deve se atentar para a importância disso, já que o bom funcionamento da sua empresa depende dos funcionários que, para trabalhar, precisam estar com a saúde em dia.

Por isso, hoje destacaremos a importância de ter essa ferramenta no seu negócio!

Em primeiro lugar, toda empresa de credibilidade deve se preocupar com a saúde da sua equipe, por isso, você precisa se certificar de que essa área funcione muito bem dentro da sua empresa.

Medicina do trabalho

É ela que garante a saúde do trabalhador, oferecendo tudo o que é necessário para cuidados e também prevenção.

Ela é muito mais importante em casos nos quais a função exercida pelo trabalhador tem mais chances de proporcionar doenças ou problemas de saúde, devido ao desgaste físico, contato com determinadas coisas etc.

No entanto, a proposta principal da medicina do trabalho é cuidar do trabalhador e garantir que ele esteja se sentindo bem enquanto exerce a sua função, visando qualidade de vida.

Como isso funciona dentro da empresa?

Empresas que se preocupam com a saúde de seus funcionários trazem para o seu ambiente profissionais da saúde que possam fazer avaliações na equipe. Esse serviço normalmente é terceirizado.

Esses profissionais fazem um acompanhamento e também interferem quando acham que um funcionário não está em condições de exercer sua função atual. Todas as avaliações são feitas por meio dos exames demissionais, admissionais e periódicos.

Além disso, só pode atuar na área de medicina do trabalho aquele que for devidamente qualificado na área da saúde.

Motivação aos funcionários

Um dos benefícios da medicina do trabalho para a empresa é que ela motiva os funcionários, que percebem que podem contar com esse serviço caso alguma coisa aconteça com sua saúde.

Isso faz com que ele queira trabalhar da melhor forma possível, beneficiando ambos os lados.

Boas condições mentais

Através das avaliações que são feitas periodicamente, e pelas quais todos os funcionários passam, fica mais fácil perceber quando há algo de errado com a saúde mental de alguém.

A saúde mental também precisa estar em dia para que a pessoa possa fazer seu trabalho da melhor forma possível. Além disso, as avaliações reduzem os casos de afastamento de funcionários por depressão, o que é muito mais comum do que as pessoas podem imaginar.

Medicina do Trabalho e Segurança do Trabalho

Há quem diga que ambas andam juntas e essa é a mais pura verdade. Enquanto a medicina do trabalho cuida para garantir que os funcionários estejam com a saúde em dia, se sentindo bem para trabalhar, a segurança do trabalho cuida do ambiente interno da empresa.

Esse cuidado requer verificações para descobrir se o funcionário trabalha em um local seguro, e se utiliza equipamentos de segurança necessários, reduzindo o risco de acidentes.

Agora você já sabe tudo o que precisa sobre medicina do trabalho. Não deixe de ter esse benefício na sua empresa e cuidar bem de seus funcionários!

Entre em contato com a Moema e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *