Menu
Central de vendas: 4113-6784 - 4113-0394 - 5051-0658
Central de agendamento de exames: 5051-1083
Empresas Associadas
Mapa De Riscos Nao Seja Culpado Pela Morte Dos Seus Funcionarios - Medicina E Segurança Do Trabalho | Moema Assessoria

Mapa de riscos – não seja culpado pela morte dos seus funcionários!

Entenda o que é um mapa de riscos e o porquê de sua elaboração conseguir evitar a morte de seus colaboradores!

Se fossemos definir o que é a responsabilidade, segundo o dicionário Michaelis, seria a “obrigatoriedade de responder pelos próprios atos ou por aqueles praticados por algum subordinado”.

Porém, é claro que esse conceito é muito vasto para que possa ser contido em apenas treze palavras, não é mesmo?

Sabendo disso, é preciso que um empreendedor saiba como aplicar e zelar pela responsabilidade assumida com suas atitudes empresariais,  evitando que, na prática, nada saia do papel.

Então, vamos fornecer uma ferramenta incrível, não somente para você, mas para todos que frequentam o seu estabelecimento estejam cientes dos perigos que correm e, dessa forma, mantenham-se alertas para identificá-los e se prevenir.

Por essa razão, vamos falar sobre o que é e como um mapa de riscos pode ser a solução ideal para o seu negócio fugir de acidentes no ambiente de trabalho ou, até mesmo, ter que ser responsável por um óbito.

E então, vamos lá? Boa leitura!

O que é um mapa de riscos?

Um mapa de riscos é, basicamente, uma planta de seu estabelecimento, com informações visuais auxiliando a compreensão de qualquer pessoa que exerça uma função a ficar ciente e, a partir disso, tomar as medidas necessárias para evitar acidentes – e, até mesmo, mortes.

Sendo assim, é um documento de elevado grau de importância para as empresas, ajudando, principalmente, as que atuam com serviços com qualquer tipo de grau ou intensidade de insalubridade ou periculosidade, a evitarem notícias como esta:

Diario Da Regiao - Medicina e Segurança do Trabalho | Moema Assessoria

Qual a importância de fazer um mapa de riscos para a minha empresa?

Agora que você sabe o que é um mapa de riscos, precisamos explicitar a importância de ter um em seu empreendimento.

Bom, o propósito principal desse documento é a preservação de vidas, afinal, os seus colaboradores não só merecem, como são garantidos por lei em relação à proteção durante a execução de suas atividades.

Então, vamos ressaltar pontos imprescindíveis que precisam estar presentes em seu mapa de riscos:

  • Tipos de riscos: cada tipo precisa estar explícito na visualização;
  • Classificação dos riscos: os riscos precisam estar separados por categorias – afinal, os perigos são diferentes e, portanto, precisam ser separados.
  • Análise da intensidade: examinar qual o grau de intensidade apresentado por cada risco encontrado;
  • Elaboração: fazer o mapa de riscos, incluindo as informações de intensidade, tipos e localização dos riscos, com base na planta da sua empresa;
  • Consulta: para que todos possam consultar o mapa de riscos, é necessário fixá-lo em um local de grande circulação e fácil acesso.

Se não quiser ser o grande responsável por uma tragédia, é necessário agir agora!

Enfim, o mapa de riscos é apenas o começo de um caminho longo para garantir que os seu empreendimento esteja livre de pagar grandes indenizações em decorrência de lesões ou, até mesmo, mortes de seus colaboradores.

Sendo assim, esse é apenas um ponto no mar de aspectos que podem comprometer a sua empresa, e todos eles precisam ser corretamente cumpridos, pelo menos, se quiser prolongar a sua estadia no mercado como empreendedor.

Portanto, se o seu objetivo for obter sucesso a partir de sua atuação como líder do seu negócio, e garantir a segurança de todos os que circulam nas dependências do seu estabelecimento, é preciso agir – mas agir da forma certa!

Então, conte com os nossos serviços! A Moema é, há 18 anos, a solução que você precisa para prezar corretamente pela saúde de seus trabalhadores e, assim, prolongar a saúde de sua empresa!

Entre agora em contato com a gente e descubra que existe sim uma solução perfeita para o seu negócio!

Summary
Mapa de riscos - não seja culpado pela morte dos seus funcionários!
Article Name
Mapa de riscos - não seja culpado pela morte dos seus funcionários!
Description
Entenda o que é um mapa de riscos e o porquê de sua elaboração conseguir evitar a morte de seus colaboradores!
Author
Publisher Name
Moema
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat