Menu
Central de vendas: 4113-6784 - 4113-0394 - 5051-0658
Central de agendamento de exames: 5051-1083
Empresas Associadas
Ler E Dort O Que Sao E Como Me Prejudicam - Medicina E Segurança Do Trabalho | Moema Assessoria

Doenças Ocupacionais LER e DORT – O que são e como te prejudicam

Doenças ocupacionais costumam não ser levadas a sério como deveriam. 

Muitas pessoas vão trabalhar mesmo sentindo dores constantes nas mãos ou nos pulsos! Se você é uma delas, certamente possui uma ou mais doenças ocupacionais.

Existem duas siglas que caracterizam esse tipo de enfermidade: a LER e o DORT. A primeira sigla significa Lesão por Esforço Repetitivo. Já o nome completo da segunda é Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho.

Ambas são sinônimas e as siglas são usadas para indicar lesões relacionadas aos esforços repetitivos e associadas à maus hábitos e postura.

Já ouviu falar sobre algumas destas siglas? Quer saber se pode ter alguma dessas doenças ocupacionais? Então, preste bastante atenção e veja abaixo o que é a LER e o DORT!

Confira Nossos Serviços 1 - Medicina e Segurança do Trabalho | Moema Assessoria

LER e DORT – O que são?

A LER e o DORT acontecem com frequência em pessoas que trabalham em frente ao computador ou fazendo apenas um tipo de movimento o dia inteiro. É importante lembrar que a LER/DORT não é uma doença em si, mas uma categoria de doenças ocupacionais que possuem características semelhantes.

O primeiro sintoma de ambos é a dor em nervos ou articulações. Caso esteja sentindo dor nos músculos responsáveis por executar a tarefa repetitiva, é possível que já esteja no estágio inicial de uma LER.

Caso não seja tratada, uma DORT pode evoluir para sensação de formigamento, dormência e insensibilidade na região afetada. Também começará a perder força ao segurar objetos. Em estágios avançados, uma LER pode degenerar nervos e vasos sanguíneos.

Confira abaixo algumas das doenças ocupacionais que são consideradas LER ou DORT.

Doenças ocupacionais nas categorias LER/DORT

  • Tendinite: se caracteriza por uma inflamação nos tendões que fixam os músculos aos ossos;
  • Tenossinovite: outro tipo de inflamação que acontece normalmente nos músculos flexores dos dedos, que podem causar inchaços;
  • Síndrome do túnel do carpo: essa doença comprime o nervo responsável pelo movimento do dedo polegar. Causa inflamação e incha as estruturas que passam por esse túnel, que liga o braço ao punho. Também pode causar formigamento ou insensibilidade.

Como tratar doenças ocupacionais da LER ou DORT

Cada um dos problemas possuem tratamentos diferentes, que dependem do nível de evolução da doença. Na maioria dos casos, o médico recomenda anti-inflamatórios, além de fisioterapia para fortalecimento muscular e repouso.

Em casos mais graves, também pode envolver cirurgias para reparar os tendões e nervos afetados. Vale lembrar que, em todos os casos, é necessário consultar um médico para que sejam feitos os exames necessários.

Como evitar LER ou DORT?

Melhor do que tratar o problema é prevenir que o problema aconteça em primeiro lugar. Uma LER ou DORT costuma acontecer não apenas pelo esforço repetido, mas também por maus hábitos na execução dessas tarefas.

Confira abaixo alguns hábitos e recomendações saudáveis para evitar estas doenças ocupacionais.

  • A cada 25 minutos de trabalho, faça uma pausa de 5 minutos;
  • Durante a pausa, levante, se movimente e faça alguns alongamentos;
  • Beba água regularmente;
  • Sente em postura ereta, com pernas flexionadas e braços na altura do teclado;
  • Posicione o monitor à altura dos olhos, de maneira a evitar forçar os músculos do pescoço;
  • Consulte o médico quando os primeiros sintomas aparecerem, não quando algo mais grave acontecer.

Apesar de parecerem banais, estas doenças ocupacionais prejudicam sua qualidade de vida, além de serem uma ameaça real à sua capacidade de produzir.

Já sofreu com algum destes sintomas? Quer mais dicas sobre como evitar doenças ocupacionais? Então continue acompanhando os artigos do nosso blog!

Summary
Article Name
LER e DORT - O que são e como me prejudicam?
Description
Existem duas siglas que caracterizam esse tipo de enfermidade: a LER e o DORT. A primeira sigla significa Lesão por Esforço Repetitivo. Já o nome completo da segunda é Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho.
Author
Publisher Name
Moema
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *