Menu
Central de vendas: 4113-6784 - 4113-0394 - 5051-0658
Central de agendamento de exames: 5051-1083
Empresas Associadas
Laudo Eletrico Nr 10 Qual A Importancia Para A Sua Empresa (1) - Medicina E Segurança Do Trabalho | Moema Assessoria

Laudo elétrico NR 10 – Qual a importância para a sua empresa?

Toda empresa precisa se certificar que o ambiente é seguro para trabalhar, evitando, assim, uma série de problemas trabalhistas e fiscais. Um desses certificados é o laudo elétrico NR 10.

Neste texto, você entenderá o que é um laudo elétrico NR 10 e qual a importância de ter esse documento sempre atualizado. Além disso, confira, também, algumas dicas de como deixar o seu ambiente de trabalho mais seguro.

Confira Nossos Serviços 1 - Medicina e Segurança do Trabalho | Moema Assessoria

O que é um laudo elétrico NR 10?

Um laudo elétrico é um atestado que certifica que aquela construção está com suas instalações elétricas em bom estado e em conformidade com as normas estabelecidas pela NR 10 (norma reguladora que foi emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego).

A posse desse documento é obrigatória por lei, além da sua renovação a cada 12 meses (no máximo). Caso essa norma não seja cumprida, a empresa receberá uma notificação ou multa.

Para consegui-lo ou atualizá-lo, é preciso contratar uma empresa da área de engenharia elétrica que faça a inspeção e emissão do laudo. Além da questão legal, o documento também atesta que o ambiente é seguro para trabalhar, evitando assim, a ocorrência de acidentes durante o expediente, algo que também pode sair caro para o empregador.

Atualmente, existem diversos tipos de laudos elétricos. O modelo mais comum é o emitido para instalações elétricas de empresas e edifícios para averiguar se todas as normas estão sendo cumpridas (LIE), mas também existem os específicos para sistemas contra descargas atmosféricas (SPDA), laudo de aterramento (LA), instalações de baixa tensão (NBR 5410), entre outros.

Qual a importância de um laudo elétrico?

Como falado anteriormente, o laudo elétrico é obrigatório por lei, e a falta desse documento resulta em notificação e pagamento de multa por parte da empresa. 

A inspeção periódica também ajuda a prever problemas com a fiação elétrica. Algo fora do padrão pode causar acidentes e ferir os funcionários, fato que, além de triste, ainda poderia gerar afastamento de funcionários e pagamento de indenização.

Além disso, existem alguns defeitos elétricos que mesmo que não causem nenhum dano aparente para as pessoas, podem fazer com que você gaste mais energia do que realmente está utilizando, e isso faz a sua conta de luz chegar com um valor muito alto.

Com uma verificação anual, esses problemas são facilmente resolvidos, o que pode gerar economia financeira para o seu negócio.

Como posso deixar a minha empresa ainda mais segura?

Uma das primeiras medidas para deixar a sua empresa segura, é impedir que sejam feitas manutenções com a energia ligada, incluindo, até mesmo, troca de lâmpadas. Incentive sempre o desligamento do disjuntor, caso o contrário, o profissional poderá levar choques.

Caso algum equipamento utilizado na empresa se molhe, envie-o diretamente para a manutenção e não deixe que ele seja utilizado nessas condições. Além do funcionário poder levar uma descarga elétrica, o equipamento pode entrar em curto, causando um pequeno incêndio ou, até mesmo, provocando explosões.

Outra dica é se certificar que todos os fios estão devidamente isolados e escondidos. Além de deixar o ambiente esteticamente mais bonito, não deixar fios aparentes evita que eles sejam danificados com o tempo, o que também pode ocasionar em curtos e incêndios.

E então, conseguiu entender qual a importância do laudo elétrico e de prezar pela segurança da sua empresa? Com o laudo elétrico e as dicas extras que passamos, você promoverá um ambiente seguro e tranquilo para que seus funcionários possam trabalhar.

Gostou do texto? Então confira, agora, outros artigos em nosso blog!

Summary
Description
Toda empresa precisa se certificar que o ambiente é seguro para trabalhar, evitando, assim, uma série de problemas trabalhistas e fiscais. Um desses certificados é o laudo elétrico NR 10. Neste texto, você entenderá o que é um laudo elétrico NR 10 e qual a importância de ter esse documento sempre atualizado. Além disso, confira, também, algumas dicas de como deixar o seu ambiente de trabalho mais seguro.
Author
Publisher Name
Moema
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *