Menu
Central de vendas: 4113-6784 - 4113-0394 - 5051-0658
Central de agendamento de exames: 5051-1083
Empresas Associadas
Ioe Individuos Ocupacionalmente Expostos - Medicina E Segurança Do Trabalho | Moema Assessoria

IOE – Indivíduos Ocupacionalmente Expostos – Como auxiliar os funcionários dessa área dentro de sua indústria

IOE é a sigla para Indivíduos Ocupacionalmente Expostos. Esses trabalhadores são expostos a agentes nocivos à sua saúde. 

É preciso compreender o que fazer para auxiliar os funcionários IOE da sua indústria. Por isso, criamos este artigo para te auxiliar nessa tarefa. 

O que é IOE?

É muito simples compreender o que é IOE. Como a própria sigla indica, são colaboradores que, no ambiente de trabalho, são expostos a qualquer nível e de qualquer forma a radiação, que é extremamente prejudicial para a saúde.

Não são todos os lugares que podem lidar com radiação em sua indústria, tendo diversas normas para isso. Empresas que têm a permissão para lidar com radiação precisam se atentar a como lidar com IOE.

É preciso ter um cuidado com esses funcionários para que os mesmos não adquiram doenças que podem gerar sequelas permanentes, afetando, assim, a qualidade de vida dessas pessoas. 

É comum a presença de IOE dentro de indústrias, afinal, nesses locais a presença de componentes químicos é mais frequente é comum. 

Confira Nossos Serviços 1 - Medicina e Segurança do Trabalho | Moema Assessoria

Promova as normas de SST

É fundamental que o IOE esteja trabalhando em um local que não tenha grandes riscos de trabalho além da exposição que faz parte do cotidiano. 

Prezar pela aplicação de todas as normas referentes a saúde e segurança do trabalho é uma forma de auxiliar esses funcionários a não estarem expostos a outros riscos que podem ser evitados com a aplicação de ações preventivas. 

As normas de SST são válidas para qualquer ambiente de trabalho, afinal, todos os riscos que podem ser previstos devem ser evitados para, assim, garantir o bem estar de todos os colaboradores da sua indústria.

Se atente ao acréscimo de periculosidade. 

A Lei prevê que pessoas que trabalham em ambiente insalubres, com alto índice de periculosidade ou em período noturno, recebem um adicional. No caso dos IOE, esse acréscimo é de 30%. 

É de extrema importância que isso seja cumprido para que não ocorram problemas trabalhistas e, também, para garantir o direito do funcionário que se expõe constantemente a riscos dentro do ambiente de trabalho.

Tenha o suporte de uma assessoria!

Lidar com questões complexas como essa pode ser muito trabalhoso e gerar diversas dúvidas. Pensando nisso, ter o auxílio de uma assessoria que compreenda de saúde no ambiente de trabalho é uma forma de garantir o cuidado com seus funcionários. 

Aspectos como esse são muito importantes, pois influenciam diretamente na saúde do colaborador, sendo assim, é preciso se atentar aos detalhes que envolvem os IOE e garantir os seus direitos como um todo. 

O apoio de um profissional é o mais indicado para que tudo ocorra da forma mais coerente e dentro da legalidade possível, evitando, assim, problemas para sua empresa e para o bem estar dos seus funcionários. 

Se você quer contar com o auxílio de uma assessoria que está pronta para te ajudar, entre em contato conosco!

Temos um time especializado em saúde e medicina do trabalho e ficaremos felizes em te ajudar!

Preciso do Auxílio de uma assessoria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *