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Insalubridade E Periculosidade, Você Sabe A Diferença - Medicina E Segurança Do Trabalho | Moema Assessoria

Insalubridade e periculosidade, você sabe a diferença?

Quando o assunto é saúde do trabalho e, mais importante, seus deveres como empresa contratante, é fundamental entender do que se trata a insalubridade e periculosidade e suas diferenças!

Embora ambas – insalubridade e periculosidade  – possam oferecer risco à saúde dos seus colaboradores, tanto a insalubridade quanto para periculosidade possuem condições e precauções distintas e extremamente necessárias ao bom desenvolvimento do seu negócio.

Sendo assim, se o que busca é uma empresa saudável, que conte com profissionais sadios, entenda agora mesmo a distinção entre insalubridade e periculosidade no trabalho e como você, como empresa, deve se portar!

Insalubridade no trabalho, o que é e o que fazer?

Caracteriza-se como insalubre qualquer atividade que exponha o colaborador a agentes nocivos à saúde do mesmo de maneira contínua e permanente, tais como ruídos, agentes químicos ou condições de térmicas extremas.

Regulamentadas pelo Ministério do Trabalho, por meio da NR nº 15, as atividades que exponham os colaboradores a tais agentes deverão manter um grau máximo de 40% de insalubridade (grau máximo) e que deverá ser remunerado como adicional salarial.

Periculosidade no trabalho, o que é e o que fazer?

Já a periculosidade se caracteriza pelas atividades e cargos que ofereçam risco direto à vida do colaborador, como o manuseio de inflamáveis, materiais tóxicos, cargos de segurança patrimonial e pessoal, entre outros.

Para essas atividades e funções é garantido um adicional de 30% sobre o seu salário, assegurado pelo Ministério do Trabalho, por meio da NR nº 16, que regulamenta esse direito aos trabalhadores que põem em risco suas vidas em seu dia a dia de trabalho.

E como saber se a minha empresa tem que pagar por esses adicionais? 

Para ambos os casos, é necessário realizar um laudo de periculosidade e insalubridade do trabalho, onde serão avaliados todos os riscos possíveis aos colaboradores de maneira precisa, evitando que você tenha problemas futuros com a fiscalização.

Saber se as condições de trabalho da sua empresa oferecem risco à saúde dos seus colaboradores não é somente importante para a garantia do cumprimentos suas obrigações com o Ministério do Trabalho, como também possibilita o desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais concentrado, qualificado e produtivo, onde os seus trabalhadores se sentiram confortáveis e seguros para executar suas funções, sendo eles, bem remunerados ou então bem assessorados quanto suas necessidades de segurança.

Confira Nossos Serviços - Medicina e Segurança do Trabalho | Moema Assessoria

Conte com o nosso serviço de Laudo de Insalubridade e Periculosidade!

Portanto, caso queira manter a sua empresa em dia com os órgãos fiscalizadores, com os seus clientes internos, isto é, seus colaboradores e, com o mercado como um todo, conte com os profissionais especializados em saúde do trabalho, aqui, da Moema Assessoria.

De certo, possuímos as melhores soluções para que você cresça com segurança, efetividade, comprometimento e ética!

Ah! Importante lembrar, caso sua empresa não seja de São Paulo, ainda é possível contar com as nossas soluções especializadas, afinal, possuímos uma ampla rede credenciada nos principais polos do Brasil.

Portanto, se deseja ter segurança em sua empresa, entre em contato com um de nossos profissionais hoje mesmo!

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