Menu
Central de vendas: 4113-6784 - 4113-0394 - 5051-0658
Central de agendamento de exames: 5051-1083
Ginástica Laboral

Ginástica Laboral: Como ela influencia na produtividade dos colaboradores

Somos uma Empresa Especializada em Segurança e Medicina do Trabalho e por isso trazemos hoje um tema que sempre gera muitas dúvidas: Ginástica Laboral e sua influência na produtividade dos colaboradores de uma empresa.

Não é difícil perceber, após algum algum tempo de trabalho em uma mesma empresa, funcionários cabisbaixos, desmotivados, o que acaba gerando e um alto índice de rotatividade organizacional. Isso se deve a alguns fatores e o tema tem a ver com medicina do trabalho!

Você já ouviu falar em ginástica laboral?

Ginástica laboral é um termo comum em empresas que visam melhorar e prevenir a saúde de seus colaboradores.

A prática dessa modalidade acontece dentro do ambiente de trabalho, onde se dedicam alguns minutos do dia para a realização de exercícios e movimentos oferecidos por profissionais da área de Segurança e Medicina do Trabalho.

A correria do dia a dia acaba deixando a vida no automático, muitas funções a serem feitas ao mesmo tempo e o esgotamento físico, acabam entrando no cotidiano dos funcionários, gerando assim menor produtividade, desmotivação e perda na lucratividade.

A falta de uma ginástica laboral adequada, feita por peritos, pode provocar um desgaste muito grande e penoso, consequentemente gerando prejuízos a empresa.

Pensando no assunto, vamos relatar alguns benefícios da Ginástica Laboral nas empresas, e de que forma ela influencia na produtividade dos seus funcionários.

Estresse

É um conjunto de reações fisiológicas provocadas por alguma situação, podendo ser revelada tanto fisicamente, como mentalmente, e em ambos os casos, provocar um estado ansioso no corpo.

Com a concorrência desenfreada no sistema empresarial, a produtividade se torna um fator essencial e decisivo, e dessa maneira, muitos colaboradores não sabem lidar com a pressão, gerando altos níveis de estresse dentro do sistema corporativo. Para se ter ideia, no Brasil, cerca de 70% dos funcionários estão com alto índice de esgotamento mental.

A solução

Para uma pessoa conseguir atingir uma meta, a mesma precisa ser estimulada, e esse estímulo vem também através dos profissionais especializados em Ginástica Laboral.

Exercícios focados para cada setor de uma empresa podem ser desenvolvido, onde as várias áreas do corpo serão trabalhadas para a promoção de bem-estar.

Prevenção

O acúmulo de trabalho aliado com má postura, por exemplo, é um dos motivos de surgirem tantas doenças profissionais e atestados médicos. O corpo chega a um limite e trava, por isso a prevenção continua sendo o melhor remédio.

Citaremos a seguir duas das patologias que podem trazer o afastamento de um funcionário:

  • LER ( lesão de esforço repetitivo): lesão muito comum em atividades que  exigem um esforço repetitivo e contínuo, como: dirigir, digitação, tocar algum instrumento e etc.
  • DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho): são lesões por esforço repetitivo e pode prejudicar qualquer parte do corpo, provocando distúrbios em músculos, tendões e articulações.

Influência
Todo mundo sabe que a prática de exercícios físicos está ligada diretamente com a sensação de bem-estar e isso provoca várias e benéficas reações fisiológicas no corpo.

Dentro de qualquer organização, passa então a ser fundamental, ter o apoio de uma Empresa Especializada em Segurança e Medicina do Trabalho. Geralmente a ginástica laboral acontece duas vezes na semana, mas em cada empresa isso é adaptável, conforme o necessário.

Pontos mais relevantes da influência da Ginástica Laboral sobre o trabalhador:

  1. Alivia o estresse;
  2. Reeduca a postura corporal do colaborador;
  3. Aumenta a produção de hormônios que estimulam a sensação de bem-estar;
  4. Diminui o sedentarismo;
  5. Previne doenças;
  6. Estimula a integração social;
  7. Promove intervalos estratégicos para uma melhor produção no trabalho;
  8. Aumenta o ânimo;
  9. Diminui a pressão arterial;
  10. Aumenta a produção, pois um funcionário motivado rende mais.

Fica claro os benefícios gerados pela Ginástica Laboral dentro das empresas e como ela influencia diretamente na produtividade de seus colaboradores, pois, através dela, há promoção de um ambiente mais descontraído, motivado e saudável.

Somos uma Empresa Especializada em Segurança e Medicina do Trabalho e podemos te ajudar! Entre em contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *