Menu
Central de vendas: 4113-6784 - 4113-0394 - 5051-0658
Central de agendamento de exames: 5051-1083
Empresas Associadas

Execução de NR’s

Medicina do Trabalho

Medicina do Trabalho

A Moema Assessoria elabora e executa o PCMSO , baseado no levantamento dos riscos a que estão expostos os colaboradores da empresa e em convergência com a Política de Saúde e de Segurança da empresa, conforme o exposto na Legislação (NR 6 – M.T.E.).

O PCMSO será realizado atendendo às exigências a seguir:

Gestão e Acompanhamento anual do contrato
Analise de PPRA e Visita do Médico
Elaboração do Documento Base
Integração de Dados dos Colaboradores e Centralização dos dados de saúde da empresa por meio de Sistema Integrado Ocupacional– via web;
Campanha de Exames complementares – Determinação e avaliação de eventuais exames complementares relacionados à exposição ocupacional do colaborador;
Campanha de Periódicos com Médico no Local ;
Orientação de condutas a serem tomadas com relação a possíveis patologias ocupacionais identificadas e às medidas corretivas necessárias para saná-las;
10 Medicina Do Trabalho - Medicina e Segurança do Trabalho | Moema Assessoria
11 Medicina Do Trabalho - Medicina e Segurança do Trabalho | Moema Assessoria
Acompanhamento e encaminhamento para médicos especialistas quando detectados distúrbios de saúde de origem ocupacional para seu devido tratamento e acompanhamento;
Realização de exames admissionais, demissionais, mudança de função e retorno ao trabalho;
Relatório Anual;
Gerenciamento Online de vencimentos de exames;
Planejamento de Ações futuras.

A Moema executa no sistema eletrônico 100% (dos ASOs) de forma que seja possível fazer gestão da saúde da população a partir dos resultados dos exames ocupacionais.

Entre outras iniciativas, cria campanhas e ministra palestras de medicina preventiva, levando em conta a obrigatoriedade do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO (NR-07).

Atestado médico de saúde ocupacional

ASO – Atestado de Saúde Ocupacional

A NR-07 determina que todas as empresas estão obrigadas a realizar exames clínicos em seus colaboradores e, dependendo da exposição a riscos, também precisam oferecer exames complementares. Os exames ocupacionais são classificados em:

Admissionais: na contratação do colaborador e antes de iniciar as atividades na empresa.
Periódicos: durante o contrato de trabalho, com periodicidade definida pelo PCMSO do Médico do Trabalho.
Retorno ao Trabalho: quando o colaborador fica afastado do trabalho por um período superior a 30 dias.
Demissionais: no desligamento do colaborador.
Mudança de função: quando o colaborador passa a exercer outra função dentro da empresa.
12 Medicina Do Trabalho - Medicina e Segurança do Trabalho | Moema Assessoria

Exames Especiais

Consulta Ocupacional

Realização de consulta com médico do trabalho, com o objetivo de investigar alterações de saúde que possam estar relacionadas ou não ao trabalho e que impactem sobre sua atividade laboral. Essa avaliação está indicada em casos de atestados médicos frequentes, acidente de trabalho, necessidade de restrições às atividades, entre outros.

ASOS Para Pessoas Portadoras de Deficiência

Análise médica para possível validação do colaborador no enquadramento de pessoa portadora de deficiência, incluindo a prévia análise documental médica e acompanhamento da elaboração do laudo pelo médico.

Exames Toxicológico

O exame é realizado em motoristas, pela coleta de pelos ou cabelos, que são, então, enviados para análise laboratorial com o intuito de caracterizar ou descartar o uso de substâncias ilícitas. Essa análise é obrigatória no momento da contratação e desligamento do colaborador, conforme exigências da Lei 13.103 – Item 6°.

Fique em dia com o Caged!

A Portaria 945 do Ministério do Trabalho regulamentou a fiscalização do exame toxicológico por meio do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, e partir de 13 de setembro de 2017, se tornou obrigatório na contratação e no desligamento de motoristas profissionais das categorias C, D e E.

Independentemente dos motivos, se empresa não cumprir as determinações estabelecidas no Manual do Caged, o cadastro de seus funcionários, seja no momento da admissão ou demissão, será considerado como não entregue e, por consequência, terá aplicação de multa.

Pesquisar