Menu
Central de vendas: 4113-6784 - 4113-0394 - 5051-0658
Central de agendamento de exames: 5051-1083
Exames Ocupacionais

Exames Ocupacionais Obrigatórios

Saiba quais são os exames ocupacionais obrigatórios para os funcionários de sua empresa

Todas as organizações que possuem funcionários regidos pela CLT – (Consolidação das Leis do Trabalho), tem uma obrigação legal de cultivar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional PCMSO e realizar suas obrigações e exames.

Essas medidas funcionam como um agente preventivo, porque por meio de exames realizados periodicamente e tendo o acompanhamento constante de um profissional, é possível avaliar de perto a saúde física e mental de seus funcionários.

É exigido por lei que a empresa submeta o funcionário a exames logo em sua contratação, antes mesmo de:

  •  Começar suas rotinas de trabalho dentro da empresa,
  • Quando ocorrer a decisão de demissão;

Portanto, vamos estudar um pouco mais sobre  os exames ocupacionais obrigatórios.

Tipos e características de cada exame

Os tipos de exames que precisam ser feitos são variados, como por exemplo, os exames médicos ocupacionais que são usados como garantia e comprovação da capacidade que o trabalhador tem de exercer suas atividades.

É exatamente por esta razão, que quando o funcionário é transferido de função, contratado ou demitido pela empresa, ele precisa realizar estes exames.

Veja agora os tipos e as características de cada exame:

  • Exame Admissional:sua realização acontece antes que o trabalhador comece suas atividades.
  • Exame Periódico:obrigatório uma vez ao ano, e em alguns casos a cada seis meses ( empresas de alimentação). A principal função do exame periódico é acompanhar a saúde do trabalhador e se detectado, controlar e cuidar de possíveis doenças.
  • Mudança de função:feito antes da data estipulada para que o funcionário mude de função, posto de trabalho ou mesmo de setor, que o coloque em exposição a um risco diferente daquele a que estava exposto antes da mudança.
  • Retorno ao trabalho:exame feito quando o funcionário recebe alta do INSS (de uma doença profissional ou acidente de trabalho).
  • Exame Demissional:tem sua realização efetivada quando o funcionário termina suas atividades na empresa. O importante é ser realizado ANTES da homologação.

Exames Complementares ( laboratoriais )

Além desses exames médicos ( Atestado de Saúde Ocupacional) , existem exames complementares, que precisam ser feitos para uma melhor conclusão  do ASO. Esses exames são pedidos quando as atividades deixem os trabalhadores expostos a qualquer tipo de risco, podendo ser:

  • Químico
  • Físico;
  • Biológico.

É obrigação de a empresa prover exames que proporcionem uma avaliação segura referente à saúde do trabalhador.

Com a realização dos exames, a empresa não só estará cumprindo com as normas e sim, zelando pela saúde do bem mais importante que a empresa possui que são seus funcionários.

Sempre fique atento aos exames obrigatórios e seus cronogramas, porque assim você consegue evitar grandes prejuízos financeiros e indenizatórios, mantendo também a produtividade de sua empresa.

Nós somos uma empresa especializada em Medicina e Segurança do Trabalho e estamos aqui para ajudar você a cuidar do seu bem mais precioso, que são os seus colaboradores.

Então, entre em contato e não deixe para depois, faça isso agora! Vai ser um prazer auxiliar você!

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *