Menu
Central de vendas: 4113-6784 - 4113-0394 - 5051-0658
Central de agendamento de exames: 5051-1083
EPI - Equipamento De Proteção Individual E Ginástica Laboral

EPI – Equipamento de Proteção Individual e Ginástica Laboral – Essenciais para o bem estar dos seus colaboradores

O conjunto de medidas criadas e efetivadas, com a intenção de reduzir os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais e também proteger e garantir a capacidade do trabalhador é conhecido como Segurança do Trabalho.

Alguns fatores bem importantes e úteis na Segurança do Trabalho são os equipamentos de proteção individual e a ginástica laboral. Vamos ler sobre o assunto?

EPI para garantir a saúde e proteção

O uso do EPI – Equipamento de Proteção Individual é essencial, porque é isso que garante a proteção e a saúde. Além disso, seu uso é feito para garantir que o profissional não irá se expor a doenças ocupacionais que vão, sem dúvida, acabar comprometendo seu trabalho e até a sua vida depois do trabalho.

Se a intenção da empresa é conhecer bem os equipamentos que precisam ser fornecidos aos colaboradores, tudo o que ela precisa fazer é um estudo dos riscos ocupacionais que eles correm.

Ginástica laboral

ginástica laboral é uma prática cujo foco é prevenir patologias ligadas às atividades laborais e gerar nos colaboradores a consciência da necessidade de praticar atividades físicas, destacando o quanto ela é importante para alcançar uma qualidade de vida mais alta e ser mais saudável.

A ginástica laboral costuma ser feita no próprio local de trabalho ou ainda em um lugar dentro da empresa. A duração é, de geralmente, 15 minutinhos e pode ser feita todos os dias ou 3 vezes por semana, isso varia conforme a empresa.

Está prática possui classificações que permite alcançar as necessidades dos colaboradores.  O horário de realização da ginástica laboral é o que define essas classificações, como:

  • Preparatória

Seu principal objetivo é deixar o organismo preparado para o trabalho físico, melhorando a oxigenação tecidual, aumentando a frequência cardíaca e aumentando o nível de disposição e concentração.

É feita no começo das atividades e dura, em média, de 10 a 12 minutos, com exercícios de:

  • Concentração;
  • Coordenação;
  • Equilíbrio;
  • Flexibilidade;
  • Resistência muscular.

Compensatória

Está classificação é feita durante a jornada de trabalho, busca aliviar as tensões musculares que ocorrem devido a má postura ou por algum esforço feito excessivamente. Ajuda a remover resíduos metabólicos, correção da postura e a prevenir o cansaço muscular. Trabalha com exercícios de:

  • Correção de postura;
  • Flexibilidade;
  • Alongamentos;
  • Exercícios respiratórios.

Relaxamento:

O relaxamento é feito no final da jornada de trabalho, tem como objetivo principal causar um alívio de tensões e reduzir o estresse, onde são feitas meditações, exercícios respiratórios, alongamentos e automassagens.

A ginástica laboral também recebe classificações conforme o objetivo principal de seus exercícios, como:

  • Ginástica corretiva/postural: se relaciona com o equilíbrio entre as musculaturas agonista e antagonista, que envolvem o alongamento e fortalecimento da musculatura que não é muito usado.

Costuma durar em média 10 minutos e pode ser feita diariamente ou só 3 vezes na semana.

  • Ginástica de compensação: tem como objetivo prevenir as adaptações e compensações da postura. São desempenhados exercícios simétricos e alongamentos por até uns 10 minutos.
  • Ginástica terapêutica: atua tratando distúrbios, alterações na postura e patologias, segundo as queixas principais. Precisa ter um local adequado para ser realizada e dura, em média, 30 minutos.
  • Ginástica de manutenção/conservação: aqui é feita uma busca para manter os resultados conquistados de um trabalho de condicionamento físico, depois de ter as correções necessárias e alcançar o equilíbrio muscular.

Precisa ter uma sala especial para o treinamento, usando o tempo de folga, durando em média 45 a 90 minutos.

A sua segurança e a de seus funcionários é muito importante para nós, por isso, entre em contato e saiba como manter sua empresa longe de doenças ocupacionais.

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *