Menu
Central de vendas: 4113-6784 - 4113-0394 - 5051-0658
Central de agendamento de exames: 5051-1083
O QUE UMA EMPRESA INATIVA DEVE FAZER OU ENVIAR PARA O ESOCIAL AGORA EM 2019 – POST V1

O que uma empresa inativa deve fazer ou enviar para o eSocial, agora em 2019?

Descubra o que sua empresa inativa deve enviar ao eSocial ainda em 2019!

Recentemente, o eSocial trouxe um alerta para todas as empresas inativas que precisam enviar informações!

Portanto, se sua empresa está sem movimento e seu CNPJ continua ativo, a exigência de informações se faz necessária.

Antes do eSocial existir, muitos empregados, quando demitidos, tinham o hábito de abrir empresa, e, com cerca de dois anos, a mesma vinha a falir por uma série de falhas e erros.

O que ocorria, então?

O antigo empresário fechava a porta de sua empresa, não dava baixa em seu CNPJ, ou transferia a atividade para outros, e retornava ao mercado de trabalho sem dar explicações ou informações ao Fisco e ao Governo.

Resultado: a empresa ficava constando como ativa, quando, na verdade, não possuía nenhuma movimentação.

Mudança com o eSocial

Depois do surgimento do eSocial todas as empresas têm de fornecer informações sobre seus empregados e as suas movimentações. Isso quer dizer que, mesmo que a empresa não tenha movimento e tenha sido inativada de suas funções, ela precisa fornecer informações à Receita Federal.

O que é preciso fazer para enviar informações ao eSocial numa empresa sem movimentação?

  1. Se não houver empregados e nem fatores de contribuição previdenciária, a empresa deve enviar o evento chamado de S-1000 logo na primeira fase do eSocial.
  2. E deve enviar o S-1299 sem movimento na primeira competência em que os eventos periódicos se tornem obrigatórios, da mesma forma, deve ser enviado o DCTFWeb, quando for obrigatório.

Ou seja, o S-1000 tem relação com todas as informações dos empregados, contribuintes e órgãos públicos, logo no início do período do eSocial.

Por sua vez, o S-1299 tem associação com o fechamento dos eventos periódicos.

A informação ao eSocial é anual ou mensal?

Esses envios são realizados anualmente. O que significa dizer que não se faz necessário envios mensais. E esse tipo de informações, só devem ser enviadas, nos casos, em que de fato, a empresa não possua movimentação.

Portanto, se você precisa de ajudar, se sua empresa está inativa e seu CNPJ ainda está ativo, venha conversar conosco e te ajudaremos em todo esse processo de desburocratização!

Situação sem movimento de uma empresa/empregador/órgão…

Nesse caso, essa situação só se dará quando não houver informações a serem enviadas. Assim, se deverá enviar a informação para os grupos:

  • S-1200.
  • S-1280.

Havendo correlação com todas as partes envolvidas: obras, unidades, empregador, órgãos e estabelecimentos.

Assim, o empregador, deverá enviar o S-1299, onde se fará o fechamento dos eventos periódicos – de acordo com a falta de movimentação – logo na primeira competência anual do eSocial, de acordo com todas as obrigatoriedades do Cronograma do eSocial para cada tipo de grupo de pertencimento empresarial.

Seguindo as mesmas informações acima, pela tabela de estabelecimentos, obras, unidades e órgãos públicos, o evento S-1500 não precisará ser enviado. Somente deve ser enviado quando houver prestadores de serviços envolvidos e empregados nas atividades comerciais vinculadas à empresa.

E caso a empresa continuar em situação com falta de movimento nos anos posteriores, o empregador deverá repetir os mesmos procedimentos na competência de janeiro de cada ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *