Menu
Central de vendas: 4113-6784 - 4113-0394 - 5051-0658
Central de agendamento de exames: 5051-1083
Empresas Associadas
Doencas De Verao Descubra Quais Sao As Mais Comuns E Como Evitar 2 - Medicina E Segurança Do Trabalho | Moema Assessoria

Doenças de verão – Descubra quais são as mais comuns e como evitar!

Saiba mais sobre quais são as principais doenças de verão no Brasil e fique livre de entrar em uma fria!

Nossa saúde é um fator extremamente importante, pois, sem que ela esteja funcionando bem, não conseguimos desempenhar as atividades cotidianas – isso quando conseguimos sair de nossas camas!

E essa condição humana ainda sofre alterações conforme a nossa idade: ao longo de nossas vidas, nosso sistema imunológico varia o desempenho, sendo que, em nossa infância, ainda estamos conhecendo o mundo – e suas inúmeras ameaças a nossa saúde -, e por isso, adoecemos com facilidade. E, em idades avançadas, não possuímos o mesmo vigor em nossas células para combater as mesmas doenças que eram “fichinha” antes.

Assim como as fases da vida, as estações do ano também trazem doenças variadas que se tornam comuns nesses períodos. Já conhecemos como os resfriados e gripes tornam-se rotineiros no inverno, e como os xaropes são os heróis do nosso dia – e de nossas gargantas também!

Mas, com o Sol à pino no céu e as marcações dos termômetros subindo, o início do solstício de verão está batendo à nossa porta mais uma vez! Mas nem tudo é luz e praia no final de semana, com a chegada dessa nova estação, devemos ficar alertas para outros tipos de enfermidades: as doenças de verão. Apesar de não podermos indicar nenhuma cura milagrosa, vamos apresentar algumas das mais importantes e como evitar ser contagiado por nada mais que a felicidade e as atividades ao ar livre!

E então, vamos lá? Boa leitura!

O que são doenças de verão?

As doenças de verão são enfermidades recorrentes nesse período do ano, apresentando altas taxas de ocorrência na população de um território.

Confira Nossos Serviços 1 - Medicina e Segurança do Trabalho | Moema Assessoria

Algumas doenças de verão para ficar antenado!

Existem algumas das doenças de verão que devemos ter uma atenção especial, e aqui vamos falar algumas delas para fazer os preparativos para a ceia de Natal e para a sua saúde.

Dengue

Famosa até no nome do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti – e mais precisamente, sua picada -, é uma doença recorrente com o aumento da temperatura. Identificada pelas  dores e manchas corporais, além da característica febre alta – que pode evoluir para uma condição mais grave, conhecida como dengue hemorrágica.

Para prevenir-se, temos que agir contra o vetor. Então, elimine ou adapte qualquer recipiente que possa abrigar água parada, pois é nela que o mosquito bota seus ovos. O uso de repelentes e tela em janelas e portas é muito recomendado, pois evita outras doenças do mesmo transmissor (a zika e a chikungunya) e de outros também.

Insolação

É a condição de uma pessoa ao passar muito tempo exposta à altas temperaturas, principalmente provenientes dos raios solares, sem que tenha sido tomado os devidos cuidados. Seus sintomas são a fraqueza, mal-estar, batimentos acelerados, dificuldade para respirar, vômitos, tonturas e até mesmo ocasionando queimaduras em casos mais graves.

Para evitar a insolação, use protetor solar antes de sair de casa, evite ficar exposto ao Sol nos períodos em que ele encontra-se muito forte e beba muito líquido: 2 litros de água ao dia, no mínimo!

Desidratação

Bebendo água, como recomendado no tópico anterior, já mata dois coelhos com uma cajadada só e evita a desidratação. Ela é caracterizada pela perda excessiva de líquidos, geralmente do suor, mas pode ser uma decorrência de vômitos ou diarreias.

Seus sintomas são: fraqueza, mal-estar e ressecamento das mucosas, além de exigir um maior período de tempo para urinar e irritabilidade. Para evitar enquadrar-se nessa enfermidade, consuma bastante água – como dito no início -, use roupas leves e evite ambientes que não sejam arejados.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário abaixo, estamos sempre prontos para ouvir sua opinião! E se ficou com alguma dúvida, à respeito do conteúdo, não hesite em nos contatar!

Summary
Doenças de verão - Descubra quais são as mais comuns e como evitar!
Article Name
Doenças de verão - Descubra quais são as mais comuns e como evitar!
Description
Leia nosso artigo a seguir e saiba mais sobre quais são as principais doenças de verão no Brasil e fique livre de entrar em uma fria!
Author
Publisher Name
Moema
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat