Menu
Central de vendas: 4113-6784 - 4113-0394 - 5051-0658
Central de agendamento de exames: 5051-1083
Acidente De Trabalho

Como evitar acidentes de trabalho?

Somos uma Empresa especializada em Segurança e Medicina do Trabalho e hoje trazemos um tema muito relevante para o meio empresarial: como evitar acidentes de trabalho!

De acordo com a lei, acidente de trabalho é aquele que ocorre enquanto o funcionário está exercendo a sua atividade profissional em serviço de uma empresa, e essa ocorrência acaba provocando alguma lesão corporal ou perturbação funcional, que origine a morte, dano ou diminuição, permanente ou temporária da capacidade de trabalhar.

Os acidentes de trabalho são os que mais acarretam pedidos de indenização na Justiça do Trabalho. Para evitar ao máximo que isso  aconteça em sua empresa, seja precavido!

Coloque em prática um plano de segurança em seu negócio, pois, esse ato é essencial para o estabelecimento de padrões que precisam ser seguidos. Aplique métodos para garantir a minimização desses riscos e também contrate profissionais especializados nessa área.

Alguns trabalhos de sensibilização são realizados pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que é a equipe responsável por analisar o espaço em que os funcionários se localizam e assinalar os possíveis riscos de suas funções.

Nesse sentido, destacamos 5 dicas para evitar os acidentes de trabalho:

Participe de campanhas informativas

A CIPA sempre organiza palestras, campanhas e atividades que auxiliam na conscientização do trabalhador em relação aos riscos que o seu ambiente de trabalho pode ocasionar tanto para a saúde quanto para a integridade física.

Essas palestras precisam ocorrer com uma periodicidade alta, pois elas são excelentes para que os funcionários aprendam mais e tirem as suas dúvidas a respeito dos cuidados que necessitam ser levados em conta em sua rotina de trabalho.

Não tenha pressa!

Você já deve conhecer aquele ditado popular que diz: “a pressa é inimiga da perfeição” e saiba que, com certeza está certo.

Quando se pensa em acidentes de trabalho, podemos concluir que muitos deles acontecem por falta de atenção dos funcionários que na maioria das vezes estão desempenhando os seus serviços sob pressão, sem pensar de maneira clara e nem refletir a respeito do que estão fazendo.

Isso acontece por causa da pressa! Trabalhando com rapidez o empregado só vai se expor a mais riscos e também irá desenvolver serviços de má qualidade.

Valorize a utilização de EPIs

O uso dos equipamentos de proteção individual é extremamente eficaz quando o assunto é evitar acidentes de trabalho. Os EPIs garantem a segurança física dos funcionários que operam em diferentes cargos de risco, prevenindo-os assim, de ocorrências desastrosas.

Porém, a utilização desses equipamentos é negada por muitos trabalhadores que creem que não necessitam dessas proteções para evitar acidentes.

O papel da CIPA nessa hora é aconselhar e alertar esses funcionários e se for necessário, notificá-los, para que ações de negligência não acabem se tornando em acidentes graves.

Invista em treinamento

Investir no treinamento é o modo mais eficaz para que o funcionário fique ciente da função que ele vai exercer e da segurança que deve ter. Dessa maneira, pode-se garantir que a pessoa esteja preparada para colocar em prática o seu trabalho sem proporcionar prejuízos e nem riscos ao empregador e muito menos a equipe.

Cuidar da segurança do trabalhador é o modo principal de tentar evitar o risco de acidentes de trabalho e consequentemente o afastamento de funcionários em uma instituição ou empresa, desse jeito, também se garante o aumento da produtividade e da saúde de todo o grupo.

Nós somos uma empresa especializada em Segurança e Medicina do Trabalho e podemos ajudar sua empresa a estar segura e em conformidade com toda legislação trabalhista! Entre em contato!

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *