Menu
Central de vendas: 4113-6784 - 4113-0394 - 5051-0658
Central de agendamento de exames: 5051-1083
Empresas Associadas
Avaliacao Postural Como Ela E Feita - Medicina E Segurança Do Trabalho | Moema Assessoria

Avaliação postural – Como ela é feita?

Por passarmos muito tempo na frente do computador e celular, ou até mesmo sentando em um sofá ou cadeira de maneira errada, podemos ter sérios problemas em nossa postura, que podem causar danos ao nosso corpo e autoestima.

Neste artigo, você entenderá o que é uma avaliação postural, qual a sua importância na prevenção e tratamento de doenças, além de receber algumas dicas de como realizar esse exame da melhor maneira possível.

Acompanhe o artigo e entenda mais sobre o assunto!

Confira Nossos Serviços 1 - Medicina e Segurança do Trabalho | Moema Assessoria

O que é avaliação postural?

A avaliação postural é um procedimento médico no qual são verificados diversos pontos anatômicos do paciente, verificando se ele apresenta uma postura adequada e um bom posicionamento dos seus membros.

Esse procedimento pode ser feito tanto como um pedido do paciente, pois quer ganhar massa muscular ou emagrecer, além de melhorar ou curar algumas dores corporais que podem ser causadas por uma má postura.

Qual a importância da avaliação postural?

A avaliação postural é importante porque, por meio dela, é possível verificar uma série de implicações que podem ser causadas por uma má postura.

Mas não só isso. Esta avaliação também observa o que pode estar causando o problema em questão na postura para, assim, ser tratado de forma rápida e eficiente. Ou seja, ela analisa a causa de uma má postura, não apenas as consequências.

Ter uma má postura pode trazer uma série de problemas para o indivíduo. Um deles são as próprias dores musculares, que causam desconforto durante todo o dia ou ao realizar certos movimentos.

Essas dores podem evoluir para lesões na coluna, já que essa determinada parte do corpo está recebendo ou fazendo demasiado esforço. Problemas como hérnias de disco também são comuns em indivíduos que apresentam uma má postura.

Também é muito frequente pacientes com esse problema se queixarem de apresentar falta de energia durante o dia. Em casos mais graves, provoca até mesmo a fadiga dos músculos, impedindo que eles realizem certos movimentos.

Má postura também pode causar flacidez na barriga, fazendo com que esta seja projetada para a frente, mesmo sem a pessoa ter ganhado peso. Isso acaba gerando a lordose, um transtorno na coluna cervical que, em casos mais graves, só é corrigido por meio de cirurgia.

Em pacientes idosos que já tenham problemas com osteoporose, não se atentar a postura poderá acarretar no aumento da cifose: um arredondamento das costas, projetando o pescoço para frente.

Como fazer uma avaliação postural?

O primeiro passo para fazer uma avaliação postural é colocar o paciente em uma posição em que seja possível dar voltas pelo seu corpo, para que você consiga fazer uma análise mais completa de todo o tronco.

Além disso, também é preciso que você fique na linha média do paciente, para que consiga ter uma visão completa. Para isso, o posicione em pé, de maneira que ele se se sinta confortável. Depois, comece a fazer o exame de baixo para cima.

A análise do corpo do paciente precisa ser rápida, além de explicá-lo que todos possuem assimetrias, para que se ele sinta psicologicamente confortável com alguma característica com a qual ele não goste.

Precisa fazer uma avaliação postural? Então entre em contato conosco!

Summary
Avaliação postural - Como ela é feita?
Article Name
Avaliação postural - Como ela é feita?
Description
Por passarmos muito tempo na frente do computador e celular, ou até mesmo sentando em um sofá ou cadeira de maneira errada, podemos ter sérios problemas em nossa postura, que podem causar danos ao nosso corpo e autoestima. Por isso, uma avaliação postural é essencial! Quer saber mais sobre como essa avaliação é feita e como ela pode ser benéfica para sua saúde? Veja o artigo que preparamos para o blog!
Author
Publisher Name
Moema
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *