Menu
Central de vendas: 4113-6784 - 4113-0394 - 5051-0658
Central de agendamento de exames: 5051-1083
Empresas Associadas
Prevencao-de-incendios

Prevenção de incêndio no ambiente de trabalho

Entenda como o acidente envolvendo o prefeito de Osasco é um alerta para a prevenção de incêndios no ambiente de trabalho

Todos sabemos que mexer com fogo é algo extremamente arriscado – mesmo para os profissionais – porém, em certos momentos não nos atentamos ao perigo iminente, não é mesmo?

No entanto, infelizmente foi o que ocorreu com o prefeito da Cidade de Osasco no último dia 28 de junho.

Desse modo, vamos entender exatamente o que aconteceu?

“O prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), e a mulher dele, Aline Lins, tiveram cerca de 14% da região da face e braços queimados após a explosão de uma fogueira, durante uma festa junina da cidade, na noite de sexta-feira (28).O estado de saúde do casal é estável.”

Nas imagens que circulam na internet, é possível ver o momento que o prefeito e a primeira-dama caminham para acender a fogueira do Arraial do Servidor Público de Osasco, que aconteceu no Clube Arena Vip, na avenida Sport Club Corinthians Paulista.” 

(Fonte: Portal de Notícias R7)

Contudo, mesmo sendo um fato muito triste, ele nos faz pensar em uma questão muito importante: a quais pontos devemos nos atentar para que seja possível prevenir incêndios no ambiente de trabalho?  

Vamos entender como isso pode ser feito?

Prevenção de incêndios no ambiente de trabalho

Os incêndios estão entre as maiores causas de danos a galpões empresariais, fábricas e armazéns, e isso se deve ao fato de nesses ambientes existirem diversos tipos de produtos inflamáveis e com grande poder de propagação de fogo.

Dessa maneira, podemos utilizar como um exemplo grandemente repercutido, o caso do incêndio no galpão do Grupo Pão de Açúcar no ano de 2017.

Sendo assim, vejamos quais são as técnicas capazes de diminuir a possibilidade de ocorrências de incêndio. 

1. Faça a manutenção das instalações elétricas

Não deixe unidas as ligações elétricas num circuito único, visto que este tipo de ligação pode desencadear curtos circuitos e iniciar um incêndio com grande facilidade.

2. Faça a implementação de equipamentos contra incêndio

Apesar de obrigatório para normatizações do corpo de bombeiros, muitas empresas não se atentam à essa questão, e deixam de lado a instalação de sprinklers, extintores e mangueiras para combate aos focos de incêndio.

3. Mantenha o ambiente limpo e organizado  

O acúmulo de sujeira e resíduos pode desencadear um foco de incêndio sem que seja perceptível a tempo de combatê-lo antes de o fogo se alastrar.

4. Não monte áreas de armazenamento próximo a painéis elétricos

O acesso às áreas de controle elétrico devem ser mantidos livres e sem nenhum tipo de obstáculo, assim, caso se inicie um foco de incêndio é possível desligar a energia rapidamente e impedir que a situação piore ainda mais.

5. Mantenha a manutenção do maquinário em dia

Para uma boa estratégia de prevenção de incêndio, é de extrema importância que a manutenção das máquinas utilizadas em processos de produção e armazenagem esteja sempre em dia, dessa maneira, não existe o perigo de superaquecimento e liberação faíscas.

6. Mantenha produtos inflamáveis longe de fontes de calor

Armazenar produtos inflamáveis em locais adequados é de suma importância, dessa forma, é possível evitar reações a partir das composições.

Confira Nossos Servicos Gif - Medicina e Segurança do Trabalho | Moema Assessoria

E então, o que achou da informações?

Caso sinta a necessidade de auxílio, entre em contato conosco! 

Será um prazer ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *