Menu
Central de vendas: 4113-6784 - 4113-0394 - 5051-0658
Central de agendamento de exames: 5051-1083
9 Maneiras Simples De Lidar Com O Estresse No Trabalho

9 maneiras simples de lidar com o estresse no trabalho

Infelizmente, o estresse no trabalho tem consequências significativas para a saúde dos colaboradores de uma empresa, que vão desde os sintomas relativamente benignos – como resfriados e gripes – até os mais sérios, como as doenças cardíacas e a síndrome metabólica. 

Mas, por que o estresse no trabalho é tão comum nos dias de hoje e, manter um ambiente de trabalho de baixo estresse pode ser difícil ou impossível para muitos empreendedores? 

Uma escolha mais realista para os empresários que querem garantir a saúde e o bem-estar dos seus funcionários, seria simplesmente adotar estratégias mais eficazes para melhorar o clima organizacional e reduzir o estresse no trabalho. 

Assim sendo, no artigo de hoje escolhemos falar sobre 9 maneiras simples de lidar com o estresse no trabalho,para então  melhorar a qualidade de vida profissional – sua e de seus colaboradores.

Boa leitura!

Confira Nossos Serviços - Medicina e Segurança do Trabalho | Moema Assessoria

Incentive seus colaboradores a começarem o dia com o “pé direito”

Depois daquela luta para levar as crianças para a escola, esquivar-se do tráfego, combater a ira no trânsito e engolir café em vez de algo saudável, muitas pessoas já iniciam sua jornada laboral estressadas e mais reativas ao estresse no trabalho. 

Na verdade, todos nós nos surpreenderíamos, se pudéssemos nos observar e visualizar o quanto somos mais reativos ao estresse quando temos com uma manhã estressante. 

Orientar seus colaboradores a começarem o dia com uma boa nutrição, um planejamento adequado de suas tarefas e uma atitude positiva, pode então, prevenir o estresse do local de trabalho, proporcionando uma manhã mais leve e um clima organizacional mais agradável para todos.

Importante: Essas dicas valem para você – o dono da empresa. #ficaadica

Defina responsabilidades, de forma clara e objetiva 

Um fator que contribui para o esgotamento de tarefas e, por consequência, o estresse no trabalho, são atribuições pouco claras. 

Então se um colaborador não sabe exatamente o que se espera dele, ou se suas atribuições mudam o tempo todo, você pode ter um funcionário mais estressado do que o necessário. 

Desse modo, se na organização dos processos de sua empresa, você se vê caindo na armadilha de seus colaboradores nunca saberem se o que estão fazendo é o suficiente, pode ser útil reunir a gestão da empresa e também criar novas estratégias, como uma descrição clara e precisa de cargos e salários, por exemplo, de modo a ser simples entender o que cada colaborador faz na empresa, e assim, organizar os processos operacionais do negócio. 

Isso pode aliviar o estresse, tanto seu e de seus gestores, quanto de seus funcionários!

Adote uma estratégia de gestão de conflitos

Como o conflito interpessoal prejudica a saúde física e emocional de qualquer pessoa, e porque é muito difícil não acontecer o conflito entre colegas de trabalho, uma boa ideia é evitar os conflitos no trabalho o máximo possível. 

Isso quer dizer, criar estratégias de gestão de conflitos, bem como, orientar os funcionários a então, evitarem fofocas ou compartilharem de modo muito expansivo suas opiniões pessoais sobre religião e política, e assim, tentar evitar o “humor negro” no escritório. 

Tente também, evitar contratar pessoas que não trabalham bem em equipe. 

Se os conflitos surgirem, procure chamar os envolvidos numa sala de reunião e resolvê-los imediatamente, evitando assim o estresse no trabalho e conflitos ainda maiores posteriormente. 

Incentive uma cultura de Organização e Planejamento

Muitas pessoas são naturalmente desorganizadas e, por isso, vivem constantemente no limiar do estresse, por não terem certeza se conseguirão ser bem-sucedidas com seus compromissos no trabalho.  Criar métodos de planejamento com antecedência para então se manter a organização das tarefas pode diminuir bastante o estresse no trabalho. 

Seus colaboradores precisam ter ciência que ser organizado com a gestão do tempo, por exemplo, significa menos pressa pela manhã para evitar atrasos ou correria para sair no final do dia. 

Incentivar uma cultura de planejamento e organização de tarefas em sua empresa quer dizer, evitar os efeitos negativos da desordem e aumentar a eficiência de todos em suas atribuições.

Mantenha uma infraestrutura de trabalho confortável e aconchegante

Outro estressor surpreendente no trabalho é o desconforto físico. Você pode não notar o estresse que sente quando está em uma cadeira desconfortável por alguns minutos. Mas se seus colaboradores praticamente moram naquela cadeira quando estão no trabalho, pode ser que tenham dores nas costas e pernas e, por isso, se tornem mais reativos ao estresse por causa disso. 

Mesmo pequenas coisas, como o ruído excessivo no escritório ou fábrica podem causar distrações e causar frustrações, baixando o nível de energia de todos. Faça o que puder para garantir que seus colaboradores estejam trabalhando em um local de trabalho o mais silencioso possível, confortável e reconfortante.

Esqueça essa história de funcionários multitarefas

Multitarefa já foi anunciada como uma maneira fantástica de maximizar o tempo e fazer mais em um dia. No entanto, especialistas em RH começaram a perceber que quando um colaborador tinha um telefone no ouvido e fazia cálculos ao mesmo tempo, sua velocidade e precisão (para não mencionar a sanidade) era prejudicada. 

Há um certo tipo de sentimento de fraqueza que vem da divisão do foco que não funciona bem para a maioria das pessoas. Em vez de multitarefa, incentive seus colaboradores a realizarem bem cada tarefa individualmente.

Incentive a Caminhada no horário de almoço

Muitos profissionais sentem na pele os efeitos nocivos de levar um estilo de vida sedentário. Uma forma de combater isso e, ao mesmo tempo administrar o estresse no trabalho, é incentivar seus funcionários a fazerem algum exercício durante a pausa para o almoço e, talvez, fazerem pausas curtas durante o dia para pequenos exercícios laborais, como o alongamento, por exemplo, a cada hora trabalhada

Isso pode ajudar as pessoas a desacelerarem, elevarem o senso de humor e entrarem em melhor forma.

Questione sempre o perfeccionismo 

Ser um grande empreendedor pode ajudá-lo a se sentir bem consigo mesmo e a se destacar no seu mercado de atuação. Ser perfeccionista, por outro lado, pode levar você e as pessoas à sua volta a um estado de estresse insuportável. Especialmente em trabalhos agitados e em ritmo acelerado, talvez nem você, nem seus colaboradores consigam fazer tudo com perfeição. 

Mas, se tanto você quanto seus funcionários esforçarem-se para apenas darem o melhor de si e, em seguida, celebrarem e congratularem-se pelo esforço pode ser uma excelente estratégia de aumento de produtividade e diminuição do estresse no trabalho. 

Ouçam música sempre

Ouvir música traz muitos benefícios e pode oferecer uma maneira eficaz de aliviar o estresse durante ou depois do trabalho. Combater o estresse de um longo dia de trabalho com músicas ambientes espalhadas pela empresa, ou com sua música favorita a caminho do lar, pode deixar a todos menos estressados ao chegarem em casa, e mais preparados para interagirem com as pessoas mais especiais de suas vidas.

Conclusão

O estresse no trabalho é um assunto sério, e isso está custando às empresas brasileiras bilhões de reais por ano em horas perdidas e contas médicas. Mais importante ainda, toda essa agitação e pressão no trabalho pode ter sérias consequências para a nossa qualidade de vida – não apenas na empresa, mas em todos os outros lugares de nossas vidas também. 

Não podemos eliminar ou fugir totalmente do estresse no local de trabalho. É um fato da vida moderna. No entanto, podemos neutralizar o estresse em todas as áreas de nossas vidas, abastecendo nosso corpo e mente com ações, pensamentos e crenças significativas. Todos nós merecemos viver uma vida feliz e contente. Nunca é tarde demais, como empreendedores, para começarmos a fazer a nossa parte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *